Acadêmico de Jornalismo com deficiência visual supera limites por meio da educação

João Guanes cursa o oitavo semestre na Uniderp e é um exemplo de vida para professores e colegas de turma


Marcelo Rezende


Foto: Acervo TV Pantanal
Um comunicador especial. É assim que, aos 49 anos, João Guanes se define. Deficiente visual há 11 anos, ele é acadêmico do curso de Jornalismo da Uniderp Matriz, em Campo Grande (MS), e é um exemplo de luta e superação. Cursando o 8º semestre e estagiando na TV Pantanal como repórter, João esbanja bom humor e sua independência chama a atenção, apesar das dificuldades que pessoas como ele encontram no dia-a-dia.

João voltou a estudar após um hiato de 24 anos. O acadêmico conta que foi apoiado por uma psicóloga e a partir daí, terminou os ensinos fundamental e médio. Logo depois, ele decidiu cursar Jornalismo. Questionado sobre o motivo da escolha pela faculdade, ele é enfático. “Não fui eu quem escolheu o jornalismo; foi o jornalismo que me escolheu”. Ele havia feito um curso de Rádio Web no ISMAC (Instituto Sul Mato-grossense para Cegos) e tomou gosto pelo ofício.

O futuro jornalista afirma, com orgulho, que vai ser apresentador de televisão. “O ensino superior faz com que passemos a pensar alto, acreditar em nosso potencial e isso é importante, pois pessoas que passam por este trauma acham que não poderão fazer mais nada e que irão ficar dependentes de outras pessoas”. Ele ainda complementa que a graduação trouxe mais coragem, mais força para lutar e que agora ele acredita muito mais no potencial dele.

João Guanes é muito querido pelos docentes do curso. A professora Angélica Sigarini, responsável pela disciplina de Telejornalismo e pela programação da TV Pantanal, onde ele faz estágio, rasga elogios para o pupilo. “No início, havia a preocupação em como atender da melhor forma o João, mas ele é tão independente e dedicado que surpreende. Nas aulas de Telejornalismo, ele participa, faz todas as atividades e é um ótimo aluno. Como não tem a visão, ele decora os textos e grava para a televisão com uma naturalidade incrível”.

Foto: Acervo TV Pantanal
Entre os colegas não é diferente. Felipe Copat, colega de turma de João Guanes, relembra do primeiro contato. “No primeiro dia de aula, ele me chamou a atenção. Nós que enxergamos às vezes damos limites a nós mesmos e o João ali estudando Jornalismo. Ele sempre brincou o próprio problema e hoje, conversando com ele, a gente até esquece que ele é deficiente visual. A turma nunca teve problema de relacionamento com ele e é muito querido por todos”. Felipe reconhece o empenho do companheiro de sala. Ele é um pai de família, um trabalhador que sai de casa e faz tudo como uma pessoa normal. Algumas pessoas acham, que por alguém ter uma deficiência, está condenado a não fazer nada e o João é um exemplo vivo de que se pode tudo com foco e determinação”.

Hoje é dia 21 de setembro, quando é celebrado o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”. No ambiente acadêmico, encontramos outros “Joões” que com garra e determinação, através da educação, modificam o meio onde vivem e, principalmente, mudam a própria vida. Onde antes poderia existir baixa autoestima e comodidade, agora existe esperança em construir um futuro melhor.