Aplicativo ajuda a recuperar veículos

O app é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets ou acessado por computadores


Elton Freitas

Foto: Divulgação
O aplicativo foi criado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania (Senasp/MJC) e já ajudou a recuperar 323.684 veículos roubados ou furtados em todo o Brasil. Também foram cumpridos 69.496 mandados de prisão de pessoas foragidas.

O app é uma ferramenta que permite a população identifique motos, carros e caminhões que tenham sido alvos de bandidos e avise à polícia imediatamente, sem que a pessoa precise se identificar.

Além de checar placas de veículos, o Sinesp Cidadão também oferece outros serviços, como descobrir se há alguma ordem judicial de prisão em nome de uma pessoa. Basta digitar dados básicos, como nome e números de documentos para pesquisar.

Ele está disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar com acesso à Internet, e também para as plataformas Android, IOS e Windows Phone.

Segundo informações do secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, milhares de usuários consultaram o sistema e depois acionaram a polícia, que, após checar as denúncias, fez as apreensões e prisões.