Bombeiros e o ministério da saúde reforçam campanha de conscientização contra o suicídio

Quando a cor amarela representa a vida
Jessiléia Mendes
O Corpo Bombeiros e o Ministério da Saúde se mobilizaram na campanha contra o suicídio. Entre as ações estão sendo colocados arames nas torres das avenidas, como medida de proteção para que não haja tentativas de suicídio nesses locais, pois o objetivo da campanha é alertar a população da realidade do suicídio no Brasil e no mundo.
Segundo o Capitão e capelão Reis, do corpo de bombeiros, só na capital no ano de 2015 foram registradas 825 tentativas de suicídio. O Brasil, segundo o mapa de violência do ministério da saúde apresenta uma taxa altíssima em tentativas de suicídio, já o estado de Mato Grosso do Sul apresenta no 4° lugar com altos registros de fatos consumados de suicídio. Por dia são registrados de 28 a 30 tentativas não só no Brasil.
Muitas campanhas são realizadas sempre contra a prevenção de doenças, mas não de conscientização a não cometer suicídio. Segundo os dados da organização Mundial saúde (OMS), a cada 10 casos, nove podem ser prevenidos e não chegarem a ser consumados.
De acordo com a 2 °SGT Sabioni, que compõe o 1° Grupamento de Bombeiros. os principais fatores que levam uma pessoa ao suicídio são a depressão, o alcoolismo e a dependência química. Atuação do bombeiro, além de realizar o resgate é orientar a vítima. O bombeiro se torna um conselheiro no momento.
Ela diz que muitas das vítimas levam o suicídio como única forma de sair do problema, a primeira providência tomada é tirar a vítima daquela situação pelo poder de convencimento e não da força. E importante lembrar que na conversa com a vítima jamais podemos mentir, prometer coisas que não podemos cumprir. No ato do momento após a retirada da vítima, a mesma é levada para algum posto de saúde onde são feitas medicação à base de calmantes.
Sabioni relata que já passou por várias situações e que no último caso, não deu tempo de fazer o resgate. “Uma mulher de 38 anos havia acabado de perder o filho e começou a usar drogas, ela subiu na caixa de d’água de um Atacadista na avenida Gury Marques e pulou. Quando o resgate chegou não dava, mais tempo, pois já havido constatado parada cardiorrespiratória. Tentamos reanima-lá, mas não obtivemos resposta. Tivemos duas tentativas na torre do Estádio Morenão”, mas o que mas deixou ela comovida foi o caso de um menino de 9 anos que brigou com a mãe, foi até ao seu quarto e se enforcou.
Quando uma pessoa “chama atenção” ameaçando suicídio ela está precisando de ajuda, portanto quando ela quer cometer a primeira tentativa já foi pensando, mais de 100 vezes já imaginou diversas vezes formas de morrer sem dor.
“Portanto, sempre que nos deparamos com essa situação, claro temos uma treinamento para poder lidar com essa situação, aconselhamos a família a procura a procurar tratamento com Psiquiatra, não somente a vítima, mas a família também é um tratamento demorado, mas vale apena”, afirmou Sabioni
Para quem sofre com a depressão a morte é uma solução para todos os problemas, mas ela é definitiva e não tem volta, no entanto há várias outras maneiras de solucionar todos os problemas, mas em vida. Pois tudo na vida e passageiro. Nenhuma dor dura para sempre. A depressão deve ser tratada com carinho principalmente pelas pessoas mais próximas a quem está sofrendo, então como relato no começo da entrevista o tratamento não é somente para a vítima, mas para família. Não desista da vida seja feliz.
Setembro amarelo salve a vida e diga não ao suicídio.

Galeria de Fotos: Corpo de bombeiros