Começa hoje a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

O objetivo principal é atrair o público de 15 a 9 anos que em geral são os que mais fazem relutância para manter as doses em dia


 Rayanne Cubel
Foto: Claudio Fachel

A partir de hoje (19), começa a campanha nacional de multivacinação em todo o Brasil, para manter atualizada a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. O público visado são crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes entre 9 a 15 anos.

Está marcado para o próximo sábado (24), o Dia D de mobilização nacional, os postos de saúde estarão abertos para atender quem tiver dificuldades para comparecer em horário comercial. Essa campanha ficará em aberto até 30 de Setembro prevendo que 36 mil postos de saúde em todo o Brasil estejam abertos. Cerca de 350 mil profissionais em todo o território brasileiro estão contribuindo com a ação.

O Ministério da Saúde salienta que todas as unidades federativas do país receberam 26,8 milhões de doses, sendo, 7,6 milhões para a vacinação de rotina do mês de Setembro e 19,2 milhões de doses extras para a campanha.

O objetivo da campanha é diminuir as ocorrências de doenças imunopreveníveis e reduzir os altos índices de pessoas que deixam de tomar as doses de vacinas, onde se é mais comum entre os adolescentes. Em janeiro desse ano, o Ministério da Saúde alterou a tabela de esquema vacinal de quatro vacinas, sendo elas de: Poliomelite, HPV, Meningocócita C (conjudasa) e Pneumocócica 10 valente. No site Portal da Saúde do governo está disponível a mudança completa dessas vacinas. 

Link para o site:

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/21518-ministerio-da-saude-realiza-mudancas-no-calendario-de-vacinacao

Tags