Estudo quebra o mito que estalar os dedos os deixam mais grossos

Em geral as pessoas tem o hábito de estalar os dedos das mãos ou dos pés, saiba quais podem ser os impactos que isso pode causar nas suas articulações

Rayanne Cubel

Foto: Site: New adVentures
Alguns cientistas da UC Davis Medical Center, nos Estados Unidos, conseguiram descobrir o que acontece quando estalamos nossos dedos, conseguindo observar que há um espaço existente entre os ossos e se expande com um líquido articular, ou seja, esse líquido serve como uma via de nutrição para a cartilagem, com isso todas as vezes que estalamos se torna insuficiente nutrir esses pequenos buracos.

O som dos estalos são causados por uma rápida liberação desses gases, ou seja, isso é o que faz com que as pequenas juntas fiquem maiores entre 15% a 20% do seu real volume. Aproximadamente 80% dos gases que são liberados ao estalarmos o dedo é composto de dióxido de carbono. E só se é possível conseguir estalar novamente os dedos quando esses gases voltam para seus locais respectivos, por isso logo após estalarmos não se ouve mais barulho.

De acordo com os especialistas, quando foi realizada a pesquisa, notou-se que as pessoas no qual possuíam esse hábito o movimento articular aumenta sua amplitude imediatamente após o estalo. Isso quer dizer que há um “esquentamento” nas articulações o que torna esse movimento uma maneira preventiva de evitar doenças articulares ao longo dos anos.  Com a realização da pesquisa é quebrado o mito que “Quem estala os dedos ficam com os dedos mais grossos”.