Morte de ator global choca país

Domingos Montagner morreu afogado no rio São Francisco na tarde de ontem (16), após gravações pela manhã

Sabrina Fernandes

Foto: Arthur Meninea
No inicio da tarde de ontem (15), o ator Domingos Montagner que interpretava o personagem “Santo” de Velho Chico, novela da TV Globo, desapareceu nas águas do Rio São Francisco após gravações da novela. Por volta das 20h40 o corpo do ator foi localizado pelo corpo de bombeiro.
Montagner gravou cenas da novela pela manhã (15), em seguida almoçou e foi tomar banho no Rio São Francisco, acompanhado com a atriz Camila Pitanga, quando mergulhou e não voltou à superfície. Camila Pitanga então chamou a produção.
As buscas pelo ator começaram imediatamente, mobilizando mais de 50 pessoas do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Corpo de Bombeiros, pescadores locais e policiais Civís e Militares. Por volta das 20h40 a equipe de busca localizou o corpo do ator preso nas pedras a 18 metros de profundidade e 320 metros da margem da prainha de Canindé de São Francisco, divisa entre Sergipe e Alagoas.
Segundo informações da atriz para polícia, os dois foram até uma pedra e mergulharam no rio. Depois ela percebeu que havia muita correnteza e avisou Domingos, então nadaram de volta para pedra, Camila chegou primeiro e relata que tentou segurar duas vezes na mão do ator, mas a correnteza o arrastou.
De acordo com o delegado do caso, Antônio Francisco Filho, os atores queriam mergulhar em um local mais tranquilo “Eles acharam que era seguro, mas, na verdade, era um dos mais perigosos para o banho. Esta é uma parte do rio em Canindé que não é comum ser utilizada por banhistas”.
Segundo o diretor o Instituto Médico Legal (IML), José Aparecido Cardoso, o resultado da necropsia apontou a morte por asfixia mecânica por afogamento “Nós encontramos algumas lesões superficiais, e a causa da morte foi constatada por afogamento” afirmou.
Em principio não era descartada a suposição que Domingos poderia ter sentido mal-estar no rio e resultado nessa tragédia, mas o laudo descartou essa hipótese.
O corpo do ator Domingos Montagner foi liberado do IML por volta das 8h40 desta manha (16), em seguida foi levado á funerária para ser preparado para o procedimento de preparação para o translado aéreo.
Após ser submetido a essa preparação, o corpo seguiu para o Aeroporto Santa Maria em Aracaju (SE) ás 13h00 de hoje (16). De acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) o translado deve acontecer ás 14h00 em um avião particular para São Paulo, onde vivia com a família.
A morte trágica do ator chocou todo o país, além de fãs e amigos globais que ficaram em choque com a notícia. A atriz Vera Holtz disse em entrevista que a sensação é de perplexidade e tristeza nos camarins e corredores da TV Globo “Realmente ninguém consegue trabalhar. A gente mesmo entrou em estado de luto” afirma.
O diretor geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder, deixou os sentimentos a família “Esse é um dia de muita tristeza sem fim para todos nós aqui da Globo e tenho certeza para todos os brasileiros. A morte de Domingos Montagner, tão jovem, nos deixa absolutamente consternados. É a perda de um colega maravilhoso, de um ator gigantesco que brilhou em tudo que fez e de um ser humano especial. Mas nesse momento nosso sentimento está com a mulher e com seus filhos. Com solidariedade, desejamos que eles tenham forças para passar por esse momento tão triste. É com eles que está nosso sentimento agora”.
Até o momento não foram divulgada informações onde acontecerá o velório. A família de Domingos não quis dar entrevistas. Domingos Montagner tinha 54 anos deixa a mulher, Luciana Lima e três filhos, além da imensa carreira como ator. 
Infográfico G1 mostra local do afogamento
Tags