Roda de capoeira em principal Praça de Campo Grande chama atenção de populares

Evento aconteceu no feriado de 07 de setembro e reuniu várias pessoas que passavam pelo local

Elton Freitas

Foto: Camila da Costa
Na quarta-feira (07), aconteceu na Praça Ary Coelho, às 10h uma Roda de Capoeira, iniciativa que teve apoio de vários grupos de Mato Grosso do Sul. O  objetivo foi de reunir diferentes tipos de pessoas, desde os jovens, crianças até idosos e alunos com algum tipo de necessidades especiais.

A roda também serviu como meio de divulgar o trabalho dos profissionais e alunos, como o graduado Carlos Soares, mais conhecido como (Carlinhos da roda de capoeira do Grupo Herança Cultural) de 35 anos, que confecciona Berimbau. Pelo fato do evento ter acontecido na praça, para quem passou por lá foi inevitável não escutar o som animado e aquele círculo de pessoas que chamavam atenção.
 
Foto: Camila da Costa
Para as lutas de capoeira não há ringue como em outras artes marciais, que geralmente competem em um espaço quadrado. A “ideia central da roda, assim como os antepassados, é passar igualdade entre os que estão nela sendo assim um modo de mostrar nossa arte, se tornando atrativo também por proporcionar a queima calorias, contagiando, divertindo e nos faz deixar de lado os problemas”, conta graduado Carlinhos.

“A capoeira é um esporte brasileiro que foi criado pelos africanos aqui no Brasil.” Não há registros na história de que ela venha do continente africano, mas sim apenas ter sido feita no nosso país pelos escravos na senzala para os mesmos se defenderem. Portanto a modalidade é afro-brasileira nos relata o mestre Gregório do Grupo Movimento Livre que também participou e avaliou de forma positiva o evento acreditando que pode ter servido como um momento de resgate da cultura.