Cientistas revelam descobertas inusitadas sobre cadáveres

A ciência ainda não descobriu o que acontece após a morte, mas enquanto isso ela desvenda os mitos, como é falso que as unhas continuam a crescer quando morremos

Rayanne Cubel

Foto: iStock
Você com certeza já deve ter ouvido que o corpo humano começa a se decompor e exala um cheiro adocicado. Porém um estudo feito por pesquisadores na Universidade de Leuven, na Bélgica, releva que o cheiro da morte é muito mais que isso. De acordo com eles um cadáver libera mais de 400 tipos de compostos orgânicos voláteis, que são produzidos por bactérias que acabam transformando os tecidos do corpo em vários tipos de gases e sais.

O aroma doce que algumas pessoas sentem com mais intensidade existe de verdade. Isso acontece porque alguns dos vários compostos voláteis que o corpo libera após o falecimento também são produzidos por frutas, em particular quando apodrecem. Além disso, existe uma relação entre o corpo dos mortos com os pelos e as unhas. Várias pessoas dizem que quando se morre os pelos e a unhas não param de crescer, porém não é bem assim.

O folículo do pelo e a raiz da unha continuam sim vivos, porém é preciso que exista regulação hormonal e fornecimento de proteínas e óleos para que os pelos e as unhas possam crescer. O mais bizarro é que as unhas dos cadáveres parecem maiores, e sabe porque? O nosso corpo se desidrata fazendo com que a pele da unha se retraia, esse fenômeno faz com que pareça que seja mais longa. Outra curiosidade é que a pele do rosto fica ressecada ficando iminente que os pelos da face pareçam estar mais proeminentes.