Donald Trump e Hillary Clinton trocam ofensas em novo debate

Debate foi marcado por gravação, onde Trump faz comentários depreciativos contra mulheres

Elizângela Vargas

Os candidatos a Presidência do Estados Unidos da América, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump participaram do seu segundo debate nesse Domingo dia 09, em um encontro acirrado onde ambos tentaram demonstrar sua empatia com os eleitores. O encontro foi televisionado através dos estúdios existentes na Universidade Washington em Saint Louis, no Missouri.

Hillary não deixou de salientar as imprecisões de seu rival e seu tratamento nada agradável contra as mulheres, enquanto Trump defendeu alegações sobre assédio sexual envolvendo o ex-presidente Bill Clinton, esposa da candidata.

Entre outras questões em pauta na segunda rodada do debate presidencial entre Hillary Clinton e Donald Trump estavam a política dos EUA na Síria e pagamento de impostos do republicano. Sobre a primeira questão, Hillary disse que “A Rússia apoia investigar crimes de guerra”, enquanto no segundo, Trump admitiu o uso de brechas na legislação tributária para pagar menos impostos.

Ataque Pesado

Uma das táticas utilizadas por Trump foi procurar por mulheres que já acusaram Bill Clinton de assédio, entre elas Juanita Broaddrick, Paula Jones, Kathleen Willey e Kathy Shelton. Esse debate possui um peso maior, pois faltando agora menos de um mês para as eleições de 08 de novembro, Hillary e Trump entendem o papel que o debate de domingo pode desempenhar na reta final da campanha.

O risco é maior para Donald Trump, cujo desempenho no primeiro debate não surtiu o efeito desejado nas pesquisas e agora enfrenta uma onda de críticas após a revelação sexta-feira um vídeo no qual ele fez comentários depreciativos sobre as mulheres.
Hillary Clinton passou os últimos dias reunida com seus consultores de imagem, linguagem corporal e estilo para responder diretamente às perguntas dos eleitores.

Já Donald Trump tem se dedicado menos tempo, porque ele precisa "ensaiar como ser um humano" como o mesmo disse na última semana ao jornal The New York Times. Ainda assim, seus assessores de campanha o têm forçado a realizar reuniões informais para se preparar e prevenir a repetição e a improvisação que marcou o seu primeiro debate contra Hillary, especialmente tendo em consideração a sua experiência limitada para interagir com os eleitores indecisos.

Tags