Eduardo Cunha é preso por decisão do juiz Sérgio Moro

O ex-presidente da câmera Eduardo Cunha (PMDB-Rio) foi preso nesta manhã (19) em Brasília, na Operação Lava Jato

Sabrina Fernandes

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Foi preso em Brasília nesta quarta-feira (19) o ex-presidente da câmera e deputado cassado Eduardo Cunha. A prisão preventiva de Cunha foi determinada pelo juiz Sergio Moro, no processo em que Cunha é acusado de usar contas na Suíça para lavagem de dinheiro e além de receber propina de contratos de exploração de Petróleo no Benin, na África.

Moro autorizou a Polícia Federal (PF) entrar na residência de Eduardo Cunha para fazer a apreensão. O ex-presidente da câmera embarcou no aeroporto de Brasília em um avião da PF, que seguirá para Curitiba onde ficará preso.

Eduardo Cunha tinha perdido em setembro o foro privilegiado com a cassação do seu mandato, então, o juiz retomou o processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (13) da ultima semana.  Na segunda-feira (19) o juiz intimou Cunha, dando 10 dias para que o os advogados de ex-deputado apresentassem sua defesa. Sergio Moro é o responsável das ações da Operação Lava Jato, onde muitos envolvidos já foram presos, além de Cunha.

Segundo o Ministério Público federal (MPF) Eduardo Cunha representa risco á instrução do processo e á ordem pública. Os procuradores do processo cogitaram que havia “Há possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior”, Cunha possui dupla nacionalidade e passaporte italiano.

De acordo com os procuradores, a prisão do ex-presidente da câmera foi embasada nas atitudes de Cunha em atrapalhar as investigações, na qual foram listadas todas as atitudes do ex-deputado.

Entre muitas atitudes de atrapalhar, Cunha também foi preso segundo a polícia federal por um empréstimo que teria sido fraudado entre Claudia Cruz, esposa de Eduardo Cunha e Francisco Oliveira da Silva, presidente da Igreja Evangélica Cristo.

Os advogados de Cunha divulgaram uma nota onde o ex-presidente da câmera afirma que a decisão que resultou em sua prisão é “absurda” e “sem nenhuma motivação”.