ESPECIAL PROFISSÕES: Vamos falar de Biologia

Campo de atuação é amplo e existem várias possibilidades nessa profissão apaixonante

Thacyenne Lopes

Foto Thacyenne Lopes: Lourival Filho no laboratório
Ficar por dentro uma profissão é sempre bom, principalmente para quem ainda não escolheu qual carreira seguir. Quando o assunto é natureza animais é muito mais legal. Hoje vamos falar sobre a biologia. O que são as Ciências Biológicas o que estuda e o porquê, todas essas dúvidas vão ser tiradas agora.

Lourival Rodrigues dos Santos Filho é estudante de Ciências Biológicas na UNIDERP Agrárias e vai explicar como funciona o trabalho de um biólogo e tirar as dúvidas que muitas pessoas tem. “O biólogo estuda todas as formas de vida. Seja ela macroscópica ou microscópica. Independentemente de qual área temos que estudar todas, pois uma vida depende da outra, mesmo sendo ela muito pequena”.

A pesquisa da evolução é muito importante, por ela desvendamos muitos mistérios do passado, aprendemos como chegamos até nos tempos atuais e como nossos sistemas e organismos se adaptaram para o cotidiano. Um ser vivo é totalmente dependente do seu meio ambiente, temos seres que consideramos como indicador biológico, porque por eles que conseguimos ver se o habitat dele está com grandes mudanças ou se está tudo tranquilo, afirma Lourival.

“A biologia representa praticamente tudo estudamos os menores animais que você possa imaginar, ela representa a vida, salvar espécies da extinção, trazer um ambiente melhor para todos. Muitas pessoas não sabem o que realmente significa a biologia e muitas escolas não conseguem passar para os alunos o que de fato ela é”, complementa o estudante.

“Essa disciplina deu origem a muitas outras coisas importantes como medicina, biomedicina, medicina veterinária e as pessoas não sabem disso, apenas vêm o biólogo como professor, temos mais de 100 ocupações no mercado de trabalho, temos pesquisas em mãos para ajudar na preservação dos ecossistemas e podemos contribuir muito mais do que essas pessoas imaginam’’, concluiu Lourival.

Além do universitário, a bióloga Luciana Paes de Andrade, que em diversos aspectos explicara como iniciou a carreira: “Comecei com os projetos de Iniciação Científica, ainda durante o segundo ano do curso de graduação em 1995. Não encontrei grandes dificuldades ao longo de minha carreira. Depende de vontade e determinação. Zoologia é ciência dedicada ao estudo os animais, depois da graduação é permitido que o profissional siga seu caminho, pelo fato a grade curricular do curso de graduação é bastante ampla. Após formado, o profissional pode seguir diversas áreas de pós-graduação, tanto lato sensu (especialização), quanto stricto sensu (Mestrado e Doutorado)”. 
As pesquisas com células-troncos ao trabalho ambiental, a carreira do biólogo é abrangente e promissora. Considerando todos os avanços da ciência e dos problemas ambientais gerados pelo aumento da população no planeta, a carreira do biólogo é bastante promissora.
Com a formação de Licenciada em Ciências Biológicas, pode-se atuar como professora e educadora. Com a formação de Bacharel em Ciências Biológicas, pode-se atuar em áreas de consultoria, análises clínicas, museus, zoológicos, empresas etc. O mercado de trabalho não é fácil, mas esta é uma realidade de todas as profissões. Exige dedicação, muito estudo (capacitações constantes) e, acima de tudo, ética.

O curso de graduação dura 8 semestres. “As especializações (pós-graduação lato sensu) são inúmeras, como: gestão ambiental; análises clínicas; avaliação de impactos ambientais; perícia ambiental; perícia forense etc. As possibilidades de cursos de pós-graduação stricto sensu também são inúmeras, como: Zoologia, Botânica, Etologia (Comportamento Animal), Fisiologia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Biologia Animal, Ecologia”. Conclui a bióloga Luciana Paes de Andrade.

Galeria de Fotos:


 Foto: Thacyenne Lopes


Foto: Thacyenne Lopes