Fazer tatuagem melhora sistema imunológico

De acordo com nova pesquisa realizada no Alabama, o corpo fica cada vez mais fortalecido contra infecções a cada nova tatuagem

Rayanne Cubel

Foto: iStock
Numa Universidade do Alabama, nos EUA, cientistas acabam de dar mais motivos para quem pensa em fazer uma nova tatuagem. O estudo garante que o corpo reage cada vez melhor a cada tatuagem feita na pele. De acordo com eles há respostas imunológicas do organismo, onde ele fica menos suscetível a novas infecções, podendo assim evitar o surgimento de novas doenças. Porém só vale para quem mais de uma tatuagem no corpo.
De acordo com a equipe, a analogia usada foi a seguinte, fazer tatuagens é como ir à academia. Na primeira vez seu corpo não está devidamente acostumado e se sente fraco a realizar as sequências dos exercícios, da mesma maneira o corpo fica cansado e “contaminado” por um agente externo.
Quando começa a se repetir esse processo com frequência a resistência aumenta. Então foi o que os cientistas fizeram, juntaram um grupo de voluntários e os acompanharam as suas sessões de tatuagem, os cientistas também analisaram quantas tatuagens as pessoas tinham e quanto tempo foi a duração da aplicação na pele.

Para finalizar a pesquisa, eles observaram a quantidade de anticorpos chamados imoglobina A e a do Cortisol, um hormônio que está relacionado ao estresse, nas amostras de sangue dos voluntários. Então eles notaram que os níveis da imoglobina haviam diminuído a cada nova tatuagem, logo, houve uma proteção do próprio corpo a cada nova tatuagem, ou seja, o organismo do ser humano é incrível e se defende com as próprias agressões que causamos de propósito a fins de gostar de um estilo artístico.