Furacão Matthew faz estragos no Haiti e atinge os EUA

O furacão já deixou cerca de 840 haitianos mortos e já atinge três estados americanos. Matthew está sendo chamado de furacão mostro, sendo o maior já registrado em 12 anos

Sabrina Fernandes

Foto: Carlos Garcia Rawlins- Reuters
Considerado o furacão mostro, Matthew passou pelo Haiti deixando pelo menos 842 mortes, segundo autoridades locais. Matthew alcançou a categoria 4 na escala de destruição, que vai até 5, deixando milhares de casas destruídas e muitos bairros que seguem inundados no sudoeste do pais.
O furacão passou com o vento de 230 Km/h destruindo arvores, barrancos, pontes e milhares de casas. Desde terça-feira (4), os militantes brasileiros que estão no Haiti estão ajudando os moradores atingidos.
A Cruz Vermelha lançou um apelo de emergência na quinta-feira (6), pedindo ajuda imediata para socorrer 50 mil haitianos, após a destruição da passagem do furacão mais forte que atingiu o Caribe em 2007.
Para socorrer todos os moradores afetados por furacões, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), visam que será necessária uma ajuda de US$6,92 milhões para providenciar ajuda médica, água potável, abrigos e saneamentos durante os próximos.
Em comunicado, o chefe da divisão da América Latina da IFRC, Ines Brill falou sobre a preocupação com os haitianos “Estamos extremamente preocupados com a segurança, saúde e bem-estar das mulheres, homens e crianças que foram impactados, principalmente em cidades remotas e vilarejos”
Segundo a Cruz Vermelha, a estimativa é de mais de um milhão de haitianos foram afetados pelo furacão, onde centenas de milhares necessitam de ajuda humanitária.

EUA
Gráfico: G1
 O furacão Matthew chegou hoje (7) na costa da Flórida com categoria 3, as ultimas informações mostram que os ventos estão em 195 KM/h e segue para Georgia e a Carolina do Sul no final de semana. Segundo informações a companhia elétrica Florida Power & Light, principal do estado, informou que por volta de 1h (2h de Brasília) 231.010 pessoas ficaram sem energia elétrica em todo o estado.
Já foi restabelecido o serviço elétrico a cerca de 88.660 pessoas no estado, e um total de 268.640 pessoas já foram afetadas pelo furacão. O governador da Flórida, Rick Scott deu entrevista demostrando bastante preocupação, dizendo que o Matthew representa uma ameaça “mortal” aos cidadãos.
Foi assinada nesta quarta-feira (5), uma declaração de emergência para os estados da Flórida, Carolina do Sul e Geórgia pelo presidente americano, Barack Obama, que permite destinar recursos federais para ajudar esses estados que estão em “condições de emergência”.
A população dos três estados americanos foi orientada a saírem de suas casas, e irem á para outras regiões do país que não correm risco. O furacão causou estragos também em Cuba e na República Dominicana.




Tags