Governo enviará ajuda humanitária as vítimas do Matthew no Haiti

Serão enviadas 75 barracas de 25 metros quadrados amanhã (14), e 10 toneladas de donativos na próxima semana


Sabrina Fernandes

Foto: Carlos Garcia Rawlins- Reuters
O Ministério da Defesa divulgou hoje (13), que enviará ajuda humanitária as vítimas do furacão Matthew no Haiti. Cerca de dez toneladas de donativos serão enviadas a semana que vem, por 64 militares que foram escolhidos para a missão. De acordo com as informações a Rede de Solidariedade ao Haiti que arrecadou os donativos.
Segundo a Defesa Civil haitiana, o balanço provisório de mortos pelo furacão, é de pelo menos 473 haitianos. Esse foi o furacão mais forte que atingiu o Caribe desde 2007, sendo o Haiti o país mais devastado pelo furacão, onde ainda se recuperava do terremoto que o devastou em 2010.  
O Ministério brasileiro enviará alimentos, roupas, materiais escolares, materiais de higiene pessoal e de limpeza entre outros itens importantes. Segundo as informações “A iniciativa de arrecadação começou em abril para ser entregue no fim do ano, entretanto, em virtude da ocorrência do furacão, o Ministério da Defesa está enviando todos os esforços para antecipar o envio dos donativos utilizando-se de aeronaves da Força Aérea em voos de apoio logístico programado”.
O governo brasileiro anunciou ontem (12), o envio de 75 barracas de 25 metros quadrados que serão destinadas á abrigarem as vítimas do Matthew, o envio acontecerá nesta sexta-feira (14).

Tragédia

Segundo as autoridades do Haiti, mais de 1,4 milhões de haitianos afetados pelo furacão, necessitam de ajuda no país.
O secretário-geral da organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon demonstrou preocupado com a situação haitiana, fazendo um apelo para que a comunidade internacional haja com solidariedade e trabalhe junto em resposta efetiva a esta emergência.

Doenças

A grande preocupação das autoridades de saúde é o risco de uma epidemia de cólera no país. Até o momento foi registrados dezenas de casos, porém o numero é considerado “baixo”, segundo o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Haiti, Jean-Luc Poncelet.
O Haiti enfrentou em 2010 após o terremoto que devastou o pais, uma epidemia de cólera na história mundial, registrando mais de 500 mil casos de contágio semanais onde 10 mil pessoas morreram pela doença.




Tags