Grupo pinta a cara e vai para as ruas da capital pedir ajuda para disputas esportivas

Devidamente uniformizados e com faixas, grupo de taekwondo faz ação por falta de patrocíni

Ariel Dorneles

Foto: Divulgação
Um grupo de jovens que praticam taekwondo adotaram um recurso muito comum de jovens no início do semestre aprovados em curso superior: pintar a cara e sair pelos semáforos pedindo dinheiro.
No último sábado (01), esses jovens surpreenderam alguns motoristas da capital. Com a falta de patrocínio para participarem de jogos, atletas resolveram aderir a estratégia de solicitar dinheiro nas ruas para conseguir verba para as despesas no Brazil Open de Taekwondo 2016. Usando o uniforme (dobok) e banner, uma equipe com 18 atletas passou nos altos da Avenida Afonso Pena em uma ação que visava também dar visibilidade ao esporte.

O grupo possui resultados significativos nas provas regionais, mas não conseguem viajar para outros estados e até mesmo disputar uma nacional por não contarem com patrocinadores. Os gastos da equipe são geralmente bancados pelo treinador Mestre Fábio Costa.

Essa não é a primeira vez que o grupo recorre às ruas da capital para solicitar apoio, em 2015 os jovens também saíram às ruas para conseguir custear uma viagem para participar do Campeonato Brasileiro. Com nove medalhas ao todo, sendo cinco de ouro, o grupo retornou vitorioso para o estado, mas ainda assim não conseguiram o apoio necessário de empresários para continuarem no esporte.

Segundo o técnico: “Alguns deles não precisavam participar da arrecadação, têm dinheiro, o pai ajuda”, mas essa não é a realidade de todos e a equipe unidade busca se ajudar mutuamente.
Nos dias 07, 08 e 09 de outubro acontecerá o Brazil Open, em Londrina. Para custear o transporte e outras necessidades, o grupo precisa arrecadar R$ 3 mil, em ação anterior a equipe conseguiu um valor que cobrisse a taxa de inscrição, mas não foi o suficiente para cobrir demais despesas.

O treinado diz que não saber mais como chamar a atenção do Estado “somos uma equipe que traz ótimos resultados em todos os eventos que participa”, ressalta.
O grupo conta com campeãs, como Suzanna de Almeida Aquino (atleta titular da seleção brasileira) e Giovanna de Almeida Aquino (3ª reserva da seleção brasileira 2016) além do campeão do Brasileiro Infantil 2015 e vice-campeão brasileiro 2016, Natan Lopes.

Tags