Meninos de todo o país receberão vacina contra o HPV

Ministério da Saúde promove crescimento gradativo de vacinação que só contemplava meninas de 9 a 13 anos 

Ariel Dorneles

Foto: Divulgação- Maurício Bazílio- SES
Mais de 40 mil meninos receberão a vacina contra o HPV só em Mato Grosso do Sul. O Brasil se torna o país pioneiro na questão por ser o primeiro da América do Sul a disponibilizar a vacina. A faixa-etária estabelecida deve beneficiar meninos de 12 e 13 anos, mas tem previsão para ampliação gradativa até 2020, pois a expectativa é de futuramente vacinar todo o país.

Com um investimento de quase R$ 300 milhões, o Ministério da Saúde está a adquirir seis milhões de doses, lembrando que esse ano foi estabelecida uma redução de três para duas doses na vacinação para as meninas.

Segundo o Conselho Consultivo Global sobre segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina é segura. O esquema de aplicação das doses será dividido em duas doses com intervalo de seis meses, a vacina também poderá ser aplicada em quem já convive com HIV/AIDS.

As Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia contribuíram para a decisão de levar a vacinação para os meninos, até então as doses eram aplicadas apenas nas meninas.

Além disso, as meninas que tiverem 14 anos também poderão tomar a vacina – a regulamentação anterior só abarcava de 9 a 13 anos –, a estimativa é de atender 500 mil adolescentes. Segundo a OMS, em torno de 290 milhões de mulheres no mundo estão infectadas com o vírus e mais de 250 milhões morrem anualmente em decorrência do câncer do colo do útero.

Uma parceria do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan realiza a produção das doses contra o HPV, a intenção é que o número de vacinas aumente cobrindo até 100% do país até 2018.
Tags