Preços do leite e do feijão caem

Segundo o IBGE, a queda de 0,08% no mês de setembro aliviou o bolso dos brasileiros

Elizângela Vargas

Segundo o IBGE em setembro, alguns alimentos como o leite e o feijão tiveram uma baixa significativa aliviando o bolso dos brasileiros nos últimos meses, de janeiro a setembro houve uma alta de 5,51%, no mesmo período do ano passado este índice seria de 7,64%. De agosto para setembro o índice de 0,44% passou para 0,08%, de acordo com o IBGE melhorando o preço da cesta básica.

Esta taxa de 0,08% é a menor taxa dos últimos 18 anos quando o IPCA seria de 0,22%. De acordo com a coordenadora de Índice de Preços do IBGE Eulina Nunes dos Santos, “o mês de setembro é um mês em que nós vemos poucos sinais negativos ou perto de zero porque é justamente quando começa a entressafra. Os piores resultados são no meio do ano, especificamente neste mês onde a inflação foi muito pressionada pelos alimentos por causa do choque de oferta.”

Ainda de acordo com a coordenadora “não foi todos os alimentos que tiveram esta baixa o preços da carne, por exemplo, subiu 1,43%, pois a arroba do boi também subiu nas distribuidoras e aumentaram o preço para o varejo”.




Tags