Semana do “Saco Cheio”

Saiba o que ficará aberto e o que fecha no feriado a partir desta segunda-feira

Larissa Caroline

Com dois dias de feriados oficiais, sendo nesta terça-feira (11) a comemoração da Divisão de Mato Grosso do Sul, pelos 39 anos de sua emancipação do Mato Grosso, e dia 12 de outubro a comemoração do feriado católico que celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a "Semana do Saco Cheio" começa hoje. A semana recebeu este nome em alusão a um recesso estudantil adotado por várias instituições.

Muitas pessoas começaram o recesso na última sexta-feira (7), e muitos comércios, shoppings e serviços essenciais como hospitais e serviços de emergência vão operar oficialmente. Outros estabelecimentos devem fechar no recesso.
Nas repartições públicas estadual e municipal, o funcionamento é restabelecido apenas na quinta-feira (14). Apenas serviços essenciais serão mantidos.

Hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente. Jás as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) seguem o decreto publicado na edição de 29 de setembro do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).
Escolas públicas retomam atividades na segunda-feira (17). Algumas escolas particulares também obedecem ao calendário da semana do saco cheio.

O Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) também informou de que na segunda, terça e quarta-feira não haverá atendimento e que o expediente será retomado na quinta-feira.

E pra quem utiliza transporte público, na terça-feira (11) e quarta-feira (12) a frota de ônibus é reduzida e as linhas funcionam como nos domingos e feriados.

O Hospital da Cassems começa a atender oficialmente às 7h desta segunda-feira (10) com serviços de atendimento adulto, centro cirúrgico, oncologia e outros. O atendimento segue então sendo 24 horas.
Conforme informações da assessoria de comunicação da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), ambos os feriados foram considerados pontos facultativos, obedecendo a convenção coletiva da categoria.

Bancos, Correios e lotéricas funcionam normalmente na segunda-feira e fecham terça e quarta-feira. O expediente retorna na quinta-feira.
No Shopping Bosque dos Ipês, a praça de alimentação funciona das 10 às 22 horas nos dias 11 e 12. As áreas de lazer atendem das 11 às 22 horas, lojas âncoras das 12 às 21 horas e as demais lojas das 14 às 20 horas.

A praça de alimentação e lojas âncoras do Shopping Campo Grande atendem das 10 às 22 horas, nos dias 11 e 12. As demais lojas e quiosques funcionam das 12 ás 20 horas nessas datas. Já no Shopping Norte Sul Plaza o atendimento será normal das 10 às 22 horas.

De acordo com a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), os supermercados e hipermercados de Campo Grande, abrem normalmente nos dias 11 e 12 de outubro e de acordo com a convenção coletiva os trabalhadores receberão R$ 55 a mais por dia trabalhado, além do direito a uma folga.

Tags