Ação contra o câncer de próstata mobilizou também os pets

Assim como existe o Novembro Azul, que é movimento permanente pela saúde integral do homem, médicos veterinários resolveram levar esse movimento também para os pets

Thacyenne Lopes

Foto: Divulgação
O Novembro azul está acabando, mas o movimento pela saúde do homem continua e por esse motivo médicos veterinários e alunos da Universidade UNIDERP AGRARIAS resolveram levar esse movimento para os pets, e na tarde de ontem (27) foi realizado no Shopping Bosque dos Ipês (MS) uma mobilização e demonstração de como funciona e como é a descoberta da doença no animal. 

Houve orientação sobre patologias do sistema reprodutor de cães machose explicações em relação ao cão, porque a doença aparece mais neles do que em felinos, que além de conviver mais com as fêmeas são mais frágeis do que os gatos.

A Professora Eliza de Ávila Silvestre falou sobre ação, “O objetivo, move o novembro azul, que fala sobre o câncer do homem e resolvemos fazer novembro azul pet e a primeira vez que estamos aqui no shopping e para trazer ao público informações, e fornecer suporte para lidar com um assunto polêmico e estamos aqui disponíveis para dar orientação, não é uma consulta porque até não podemos fazer isso em local publico nos entrou no CMRV que temos o registro do conselho e fizemos um pedido se seria possível fazer o toque e avaliação”. Concluiu Eliza.

Proprietários que não levaram seus animais domésticos também poderiam sanar dúvidas. Foram utilizados banners, maquetes e manequins como auxílio visual para esclarecimento de sinais clínicos e prevenção de tumores. Os cães com diagnóstico de alterações seriam orientados a buscar consulta com um profissional.

E para quem tem um ou mais cães machos ou gatos, já pode começar a prestar mais atenção no seu pet e esses são os sintomas. Alguns cães com problemas na próstata podem não mostrar nenhum sintoma, mas dependendo do tamanho da próstata e da doença em si, o cão pode apresentar: secreção, presença de sangue na urina ou no sêmen, constipação e dificuldade de defecar. Quando a próstata atinge dimensões mórbidas (se torna enorme), ela comprime a saída das fezes, resultando em constipação ou na eliminação de fezes achatadas, com aspecto de fita.

Foto: Thacyenne Lopes



Foto: Thacyenne Lopes




  

Tags