Assédio Moral: como comprovar e consequências na vida de quem sofre

Excesso de trabalho, intolerância, exploração descubra se você já foi vitima de assédio moral

Nathalia Pelzl

Assédio moral é a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras que se repetem com frequência durante a jornada de trabalho e no exercício de sua função. O médico, escritor Travis Bradberry publicou um artigo que aponta que um chefe ruim pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários quanto fumar passivamente.

Dados da Associação de Psicologia dos Estados Unidos, publicados em um artigo da revista Quartz reveleram que 75% dos trabalhadores americanos estão infelizes e consideram seus chefes a maior razão do estresse no trabalho. Na mesma pesquisa foi analisado que as pessoas arrumam maneiras de se conformar em seu ambiente de trabalho conturbado.

Segundo Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de pessoas sofrem de depressão, apesar de não escolher sexo nem faixa etária, foi observado que a maior incidência da doença ocorre em pessoas entre 20 e 40 anos, ou seja, justamente no auge da vida profissional. Mulheres sofrem mais com o problema, não se sabe ainda o porquê isso ocorre, uma hipótese seria as pressões sociais, as diferenças genéticas e psicológicas ou um conjunto de fatores.

Assédio moral sempre esteve presente nas empresas, o que precisa ser feito é informar as pessoas, para que tenham conhecimento. Para Gislene de Campos Soares Pereira, Psicóloga, Mestre em Psicologia, docente do Curso de Psicologia da Universidade Uniderp, consultora Organizacional e psicóloga clínica comprovar o assédio moral é a parte mais difícil.

 “O assédio moral é bem difícil de ser comprovado. Muitas vezes é realizado sem que ninguém veja, tanto do chefe para o subordinado, como entre colegas. Se as pessoas veem ou ouvem algo, dificilmente denunciará o chefe, por medo de perder o emprego. Ainda não há no Brasil legislação sobre o assédio moral, então a pessoa teria que denunciar na própria empresa ou no sindicato. Geralmente o assediador não produz provas contra si. Se a equipe estiver sofrendo assédio, fica mais fácil, pois podem juntar as forças, o grupo tem muito mais poder do que uma pessoa.”