Estudo comprova que dieta rica em proteínas causa flatulências mais fedorentas

Cientistas descobriram quais os tipos de alimentos que causam flatulências tão horríveis que nem mesmo quem solta aguenta. Você sabia que os alimentos mais causadores dessas tragédias são as proteínas, é isso mesmo

Rayanne Cubel

Foto: Super Interessante
Cientistas descobriram quais os tipos de alimentos que causam flatulências tão horríveis que nem mesmo quem solta aguenta. Você sabia que os alimentos que mais causam essas tragédias são as proteínas, é isso mesmo.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Monash publicou um estudo sobre “peidos”. Os cientistas deram dicas para quem sempre tem medo de soltar uma “bufa” marota no elevador do trabalho, por exemplo. A grande responsável por maus cheiros terríveis é a proteína quando ingerida em excesso.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram um grupo de voluntários onde cada um deles tinham um cardápio diferente. Através disso, foi analisado a composição das fezes de sete voluntários saudáveis, uma parte deles tinham uma dieta rica em proteínas (carne, ovos e leite), outra parte em carboidratos (pães, macarrão e arroz) e por fim o último grupo com alimentação rica em fibra ( frutas, legumes e vegetais).

Os pesquisadores fizeram isso porque já tinham uma determinada certeza que as flatulências mais mal cheirosas tinham um composto específico de sulfeto de hidrogênio. Esse composto transforma qualquer tipo de peido em uma bomba mortífera, daquelas que nem mesmo o dono consegue assumir que o cheiro dá para aguentar. Isso fez com que o estudo se focasse em conseguir reconhecer quais dietas estimulavam a produção dessa substância.

Nas fezes dos voluntários que comiam mais proteínas, a concentração do composto de sulfeto de hidrogênio era sete vezes maior do que os que tinham uma dieta rica em carboidrato. Quem ingeria muitos legumes, vegetais e frutas tinham a produção do composto cerca de 75% menor que dos voluntários que tinham a dieta de proteínas.

Logo, a dieta de frango com batata doce pode ajudar sim a construir os músculos para quem quer ficar monstrão na academia, porém cria os piores tipos de peidos que qualquer um já sentiu. Ou seja, sua avó estava certa que vegetais, legumes e frutas, até mesmo o activia é bom para o seu intestino.

Não se pode afirmar que fibras e carboidratos acabem com o problema, na verdade esses nutrientes podem aumentar os números de flatulências, o que ajuda para a fermentação das bactérias intestinais, cujo produto produzido são os gases.
Porém a maioria desses gases não tem um cheiro tão forte, porque as fibras absorvem a água do intestino fazendo com que o sulfeto de hidrogênio seja cautelosamente diminuído. Logo, viva às fibras, que nos salvam desde sempre de “puns” fedidos em elevadores e em momentos errados!