Eleição americana reflete negativamente nas bolsas financeiras

As bolsas financeiras do mundo despencaram com a vitória de Trump, á casa branca. No Brasil, a Ibovespa opera em queda de 3%

Sabrina Fernandes

Foto: Saul Loeb
A vitória de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos fez a Ibovespa operar em queda nesta quarta-feira (9). O pregão iniciou com 3% de queda, enquanto o dólar opera em  alta.
A Ibovespa caiu 2,23%, a 62.727 pontos às 12h16. Já a Petrobras, perto do mesmo horário, perdeu mais de 4% nas ações preferenciais (com preferência na distribuição de dividendos) e mais de 2% nas ações ordinárias (com direito a voto em assembleias da empresa).

Os bancos brasileiros estão refletindo negativamente com a vitória. O Banco do Brasil já perdeu perto de 3% nas ações, e os bancos Itaú Unibanco e o Bradesco também operam no vermelho.
De acordo com a Agência Reuters, os analistas da corretora Lerosa Investimentos, disseram em nota aos clientes, que “As incertezas maiores residem na política externa e protecionismo econômico da campanha, sinalização esta que teria efeitos negativos na já frágil economia global”.

Ainda segundo os operadores, o México está na linha de frente dos países emergentes com exposição aos Estados Unidos, abrindo oportunidades em médio prazo a outros países, onde inclui o Brasil como alternativa entre os emergentes.

Mundo
As bolsas de valores de todo o mundo refletiram, com a eleição americana. O índice Nikkei no Japão encerrou o pregão em queda de 5,36%, aos 16.251,54 pontos, sendo a segunda maior baixa, desde 24 de junho que atingiu 7,92%, após o Reino Unido deixar a União Europeia. As bolsas chinesas também operam no vermelho.

Na Europa, as bolsas começaram o dia em forte queda. Mas, após o discurso da vitória do republicano, as perdas foram reduzidas. O tom usado por Trump foi conciliatório e equilibrado, consideraram os investidores.

Nos EUA, a bolsa de Nova York abriu em queda, porém, em comparação á outros mercados, a queda foi menos acentuada. O índice Dow Jones caía 0,22%, perto do inicio dos negócios.



Tags