Estudo revela que usuários do facebook terão maior longevidade

O estudo foi realizado através do cruzamento de dados de doze milhões de usuários do Facebook na Califórnia, com registros médicos

Sabrina Fernandes

Foto: Sabrina Fernandes
Sociólogos da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), realizaram um estudo que concluiu que o uso moderado da rede social facebook, pode ser associado com uma maior expectativa de vida.

O artigo foi publicado ontem (31), na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS). A pesquisa foi realizada através do cruzamento de dados de doze milhões de usuários do Facebook na Califórnia, com seus registros médicos.

A principal conclusão do estudo refere-se a usuários da rede social, nascidos em um determinado ano têm um risco de 12% de mortalidade menor, do que aqueles que nasceram no mesmo ano e não usam o Facebook.

Em comunicado, o diretor do estudo, William Hobbs, explicou que os resultados da pesquisa só confirmaram a teoria da socióloga Lisa Berkman em 1979, que relaciona as pessoas com vínculos sociais fortes á uma maior expectativa de vida.

Quando se fala em interações pessoais, a pesquisa de Hobbs também conclui que ao publicar fotografias ou aceitar solicitação de amizade no facebook, estabelece um vínculo social, também teorizado por Lisa.

O estudo também revelou características dos usuários que se associa a longevidade, o usuário que posta muitas fotos e poucas mudanças de status está associado à longevidade, já o usuário que posta muitas alterações de status sem um aumento de postagens de fotos á associado com o aumento da mortalidade.

Hobbs explica que “Interagir online parece ser saudável quando a atividade é moderada e complementa interações pessoas”
O estudo também reconhece que as conclusões podem ser devido à diferença econômica e social entre usuários e não usuários do Facebook.