Forte chuva deixa município do MS em situação de emergência

O governo do estado decretou hoje (25), situação de emergência após fortes chuvas atingirem a cidade de Itaquiraí

Sabrina Fernandes

Foto: Prefeitura de Itaquiraí
O governo do estado decretou na manhã desta sexta-feira (25), situação de emergência na cidade de Itaquiraí, que fica á 395 quilômetros de Campo Grande. O município foi atingido por fortes chuvas no fim de outubro ao inicio de novembro, causando estragos nas áreas urbana e rural.

O decreto estadual foi publicado no Diário Oficial do estado. O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Favaro Neto decretou situação de emergência no dia 7 de novembro após transbordar o rio e córrego que cortam a cidade, causando alagamentos. As fortes chuvas também destruíram estradas, pontes, bueiros e tubulações nas áreas urbana e rural do município.

De acordo com a prefeitura, o sistema de drenagem da represa não resistiu ao grande volume de água, e se rompeu entre os grupos três e um, no Assentamento Santa Rosa em Itaquiraí. Com a força da enxurrada, a barragem ficou destruída, abrindo uma valeta com mais de 5 metros de extensão, impedindo a passagem de veículos e pedestres. 

Segundo o decreto estadual, as fortes chuvas causaram prejuízos econômicos e sociais, provocando também a paralização das aulas nas escolas de redes municipais, em áreas rurais. As regiões de Guassu, Santa Rosa, Indaiá, Indaiá/Sul, Indaiá Barranca, e os acessos a Tamakavi, fazenda Três Rodas e Cascalheira foram afetadas com as chuvas.

Através do decreto, o município tem a possibilidade de contar com os órgãos estaduais, como a Coordenadoria de Defesa Civil, como ajuda nas ações de resposta ao desastre e de reconstrução da cidade.


Tags