Google desenvolve software que vai acabar com “trolls” da internet

Os problemas de trolls estão bem perto de acabar, a Google desenvolveu um software que consegue barrar comentários que são ofensivos e já até foi feito testes nas matérias postadas pela New York Times


Rayanne Cubel

Foto: Flickr
Quem já comentou algum texto na internet é bem provável que já tenha notado os trolls, eles são pessoas que tem o objetivo de causar brigas e destilar ódio por onde passam. Em geral eles não são o tipo de pessoas com quem se possa argumentar algo, a maioria das pessoas preferem ignorá-los. Um estudo realizado pelo governo dos EUA, define que, cerca de 28% dos entrevistados na pesquisa admitiram já ter agido como trolls.

Cada dia que passa o número dessas pessoas aumenta dentro da internet, porém o Google acha que pode ter descoberto uma solução para esse problema, a inteligência artificial (AI).

Esse sistema é um software inteligente, ele foi colocado para ler 17 milhões de comentários deixados em matérias postadas pelo New York Times e 13 mil discussões na página da Wikipedia. Após o teste o software conseguiu aprender a identificar comentários que eram ofensivos. De acordo com o Google atualmente ele já consegue realizar seu trabalho com 92% de precisão.

Os meios de comunicação como as revistas Wired e a New York Times planejam colocar o software Conversation AI para que eles possam monitorar os comentários que são feitos em suas páginas. Além disso, o sistema vai ser liberado em código aberto, para que qualquer site possa usar.

Só que claro, existem dois poréns, ele só vai funcionar em uma língua, o inglês, e é vulnerável aos falsos positivos, que é um termo de baixo calão ou gírias, que mesmo não sendo ofensivo faz com que o robô barre o comentário.