Peça baseada em obra de Fernando Pessoa está em cartaz na Capital

Espetáculo marca os 10 anos de atividades do Núcleo Artístico Jair Damasceno

Gustavo Maia

Foto: Divulgação
Indo na contramão da crise, o dramaturgo Jair Damasceno estreou nesse final de semana a peça Salomé F. P. produzida de forma totalmente independente. 
Baseada na obra inconclusa do escritor Fernando Pessoa, datada de 1914, o espetáculo traz a versão do autor para a história bíblica de Salomé, que pediu ao rei Herodes a cabeça de João Batista.
Apesar de usar a trama religiosa como inspiração, Pessoa não tem qualquer compromisso com os registros cristãos. "O escritor utilizou a força dramática de sua poesia para atribuir à personagem central - Salomé - a tarefa de criar, através dos sonhos, um enredo no qual ela narra a história de João Batista", afirma Jair.
O Núcleo Artístico Jair Damasceno atua totalmente voltado para a pesquisa autônoma em Artes Cênicas, disseminada através de oficinas, montagens, preparação de elencos e direção cênica de espetáculos de terceiros.
Foto: Divulgação
No elenco estão João Pedro Xavier, Julio Cezar, Léo Reinaltt e o próprio Jair Damasceno, além do ator Guilherme Morais que faz uma performance durante a peça. Toda a trilha sonora foi criada e é executada ao vivo pelo músico Felipe Guedes. Uma das marcas registradas de Damasceno - a iluminação feita exclusivamente com lanternas de led - está a cargo de Thaís Umar e Yuri Tavares. O figurino foi customizado por Vanda Ferreira e a arte visual foi criada por Marilena Grolli. Fotos e filmagens são de Matheus Lomando.

A peça, que não é indicada para menores de 15 anos, estreou ontem (25) e fica em cartaz hoje e domingo no Teatral Grupo de Risco, com ingressos a R$10,00 e início sempre às 20h. O TGR fica na Rua José Antônio 2.170.