Alimentar-se bem é o trabalho mais difícil dos universitários da Uniderp

Por conta da vida agitada, muitos estudantes optam por comer rápido e mal para dar mais tempo aos afazeres


Caio Tumelero, Suellen Lands e Sabrina Martins

Estamos propensos ao corre-corre do dia a dia, onde, às vezes, somos obrigados “a dar conta” de vários afazeres para poder suprir as necessidades de nossos trabalhos e estudos. Por conta disso, deixamos coisas importantes de lado, e uma delas é a alimentação saudável. Comer rápido nos ajuda a otimizar ainda mais nosso tempo. De certa forma, isso é bom para o desenvolvimento de nossas tarefas, entretanto, é péssimo para nossa saúde.

Uma má alimentação deixa-nos expostos a inúmeros problemas de saúde como: hipertensão, colesterol e diabetes, que podem desencadear doenças mais graves, é o que nos conta a nutricionista Ana Paula Paiva. Além de todos esses problemas, também deve ser ressaltado o risco da obesidade, pois, segundo ela, “A obesidade não é só o excesso de peso, mas o aumento do percentual de gordura corporal, que é causado tanto pela má alimentação, quanto pelo sedentarismo”, disse.

Mesmo sabendo disso, por conta da falta tempo, muitos estudantes ainda optam por comidas rápidas e nada saudáveis. Esse é o caso da acadêmica de Direito, Isabella Bonini, que gasta em média 30 reais por semana com os lanches e refrigerantes disponíveis nas inúmeras cantinas da Uniderp. Mesmo sabendo que as lanchonetes disponibilizam lanches naturais com os mesmos valores dos salgados, ela deu ênfase, dizendo: “Eu gosto de salgado”.

Já para Pâmela Gomes, acadêmica de Administração, “Comer na rua faz mal para a saúde, mas principalmente para o meu bolso”, brinca. Ela conta que a atual rotina de sair do trabalho e ir direto para a faculdade, à força a comer rápido e mal. Quando não tinha essa rotina tão agitada, ela mesma preparava seus lanches e sucos naturais e trazia de casa.

Entretanto, Ana Paula nos explica que ter uma vida agitada não é desculpa para ter uma alimentação desbalanceada. A dica dela é carregar sempre na bolsa ou na mochila frutas e castanhas, “Pois são boas fontes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, que nos auxiliam no fornecimento de energia para estudar, trabalhar, manter bons níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos, o bom funcionamento dos órgãos e melhora da memória, que é muito importante para nós acadêmicos”. 


Tags