Focando na modernidade, Hospital oferece tratamento para viciados em tecnologia

Entre os viciados tecnológicos estão jovens, adolescentes e até mesmo pais de adolescentes

Lene Fernandes

Em casa, no trabalho, no transporte coletivo e até mesmo nas escolas a cena é mesma, em um hábito aparentemente inofensivo, pessoas que olham fixamente para seus celulares, muitas chegam até mesmo a perder a noção do tempo e espaço, estamos falando de uma doença da modernidade chamada dependência tecnológica.

O assunto é tão sério que há alguns anos o Setor de psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo já oferece tratamento de desintoxicação a esses viciados tecnológicos. De acordo com a psicóloga Sylvia Enck, diversas pessoas procuram o Instituto, porém a maioria não permanece no tratamento durante o tempo necessário. “Já atendemos cerca de 180 indivíduos entre jovens, adolescentes e pais”, comenta.

Para ela os sintomas de dependência estão na maioria dos casos entre os adolescentes, que costumam demostrar irritabilidade e variação de humor quando são obrigados a ficar sem o acesso a internet, nesse caso é necessário alerta, pois esses já são sintomas de dependência.

Simone Andrade é cozinheira tem um filho de 13 anos, que embora não tenha sido diagnosticado como viciado em tecnologia passa a maior parte do dia conectado, “ele costuma ter atitudes agressivas quando precisa desligar o computador”, relata Simone.

Para os especialistas no assunto, o primeiro sinal de compulsão por tecnologia é quando o indivíduo abandona as suas atividades de rotina para atender somente às necessidades virtuais.

Diferente dos processos de desintoxicação que o foco é a abstinência, o tratamento para a dependência tecnológica leva o paciente ao uso equilibrado das ferramentas tecnológicas, mas isso sem retirá-lo totalmente do mundo virtual, comenta a terapeuta Denise Cherniauskas, que possui uma bagagem de 17 anos no tratamento de compulsão, alcoolismo e drogas. Para a especialista, a dependência é algo grave que jamais deve ser minimizado.