A endometriose permanece desconhecida entre as mulheres e merece atenção

Doença chega a afetar cerca de 50% das mulheres inférteis

Thacyenne Lopes

Foto: Divulgação
A medicina tem descoberto doenças, que nem todas as pessoas estão cientes que possam existir. As causas, tratamentos e orientações são importantes para que a população fique atenta a sua gravidade. A prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças se faz muito importante para melhorar a qualidade de vida.

A endometriose afeta entre 25% a 50% das mulheres inférteis e causa cólicas menstruais intensas. Segundo a literatura medica especializada a evolução da doença endometriose é incerta, podendo ser progressiva, estável ou regressiva. Como descobrir, quais são os tratamentos e a causa, essas são as dúvidas que a maioria das mulheres querem saber.

No ponto de vista do Dr. Fábio Carli, cirurgião geral e videolaparoscopista, “Na medicina não há o 100% de certeza que mais da metade das mulheres possam ter a doença, porém com o avanço da medicina nada é impossível, diariamente nós médicos estamos estudando novas doenças e tratamentos. Mas jamais dê certeza ao um paciente.”.

Em relação ao diagnóstico e tratamento o Dr. Carli Concluiu “O diagnóstico pode ser feito por inspeção visual da pelve durante a laparoscopia. E o tratamento deve ser levado em conta sobre a qualidade de vida, a cada seis meses ir ao ginecologista, fazer exames é mais importante”.

Quando uma mulher sentir dor, não deve pensar que é uma dorzinha que logo passa ou que é normal. É preciso sempre tem que estar atenta aos sinais que seu corpo transmite. (Dor, náuseas, vômito, saciedade precoce, fortes dores no abdômen, cólicas extremamente fortes entre outras). Cada sinal é importante, e se cuidar também faz parte. A endometriose não é uma doença qualquer.

  
Tags