Leitura já é um hábito de quase 60% da população, é o que diz a pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro

O Instituto acredita que a leitura é a principal ferramenta para melhorar a qualidade da educação 

Lene Fernandes

Foto: Internet
A leitura já é um hábito de quase 60% da população brasileira, é o que afirma a pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro (IPL). A pesquisa ouviu quase cinco mil pessoas em todas as regiões do país, onde de acordo com a metodologia do estudo, o critério para ser considerado um leitor, seria necessário ter lido nos últimos três meses pelo menos um livro.

Marcos da Veiga Pereira, presidente do IPL, afirmou que para que haja o aumento pelo gosto da leitura é necessário que haja um trabalho em conjunto com entidades do setor privado, Poder Público e organizações governamentais. Segundo ele, a falta de tempo e o tamanho dos esforços necessários para difundir o hábito dificultam a ampliação do número de leitores. “Tanto na educação quanto na área cultural, o investimento é muito grande e de longo prazo”, ressaltou. “Na escola você tem que ter um investimento no professor, na biblioteca escolar e no mediador de leitura. A gente precisa trazer esses programas, como o convívio com os autores”, sugeriu.

Os resultados da pesquisa demostram que o hábito de leitura é adquirido progressivamente desde a infância, geralmente influenciado por outras pessoas, sendo na maioria dos casos pais e professores. A pesquisa também indica que a capacidade de influenciar o hábito de leitura dos filhos está correlacionada à escolaridade dos pais, pois nos casos de filhos de pais analfabetos e sem o número de leitores é menor que nos casos de filhos de pais com alguma escolaridade.

Para a maioria dos brasileiros “a leitura traz conhecimento”, mas a falta de tempo aparece como principal motivo da falta de leitura mencionado pelos não leitores e até mesmo os que já são leitores, mas que gostariam de ter lido mais.

É o que afirma a estudante Gabrieli, 19 anos, para ela a leitura é muito importante e traz crescimento, mas ela nem sempre lê a quantidade de livros que realmente gostaria, devido à falta de tempo, “a leitura faz com que eu adquira conhecimento em vários aspectos, sendo uma importante ferramenta para o meu crescimento pessoal e profissional, por isso abro mão de algumas horas de sono para me dedicar à leitura”, comenta.

Ainda sobre a importância da leitura podemos citar a frase do jornalista e escritor Vargas Llosa, "Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que, alguns, fazem passar por ideias”.

Importância também reconhecida na área acadêmica é o caso do advogado Eduardo Santos, que destaca a necessidade não somente da leitura, como também a capacidade de interpretação daquilo que foi lido, “no decorrer da minha vida acadêmica a leitura teve grande importância, foi necessário tanto a leitura quanto a interpretação de textos (leis), isso leva ao melhor raciocínio e compreensão da legislação, aprimora também o vocabulário, tão necessário para os operadores de direito”, comenta.