Área em estado de degradação recebe 50 mudas de árvores

Ação ocorreu após clamor de um empresário no Facebook

Andrea Patino

Foto: Direto das Ruas
Uma área verde em estado de degradação próximo ao córrego Prosa foi presenteada com a plantação 50 mudas de árvores devido a uma ação ambiental que foi promovida na sexta-feira (22). O movimento ocorreu poucos dias depois do apelo em redes sociais de um empresário de Campo Grande para que salvassem o leito do curso d’água, que fica no bairro Cophamat.
 A situação do córrego chamou a atenção do Poder Público depois de uma publicação no Facebook pelo empresário Vamadewa Shivam e através do vereador William Maksoud (PMN), as secretarias de Obras e de Meio Ambiente foram mobilizadas para dar início aos trabalhos no leito e margens do córrego.
Em ato simbólico, foi realizado um dia após a celebração do Dia da Árvore e no dia que marca o início da primavera, 100 Paineiras foram plantadas próximas à margem do córrego com mais quantidade de lixo e com a vegetação queimada, no cruzamento com a Rua Tenente Antônio João Ribeiro.
Foi feita a remoção de detritos ao longo do córrego, que formou uma grande montanha de galhos secos e lixo ao longo da Avenida Nasri Siufi e para isso contou com o apoio de, pelo menos, 30 funcionários da Sisep (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos).
Segundo o titular da Sisep, Rudi Fiorese, as equipes da secretaria realizarão a limpeza e remoção de detritos do leito e das margens do córrego, bem como a podas de árvores e manutenção completa do local. Segundo o titular da Sisep, Rudi Fiorese, o mais importante é que as pessoas preservem e contribuam com esse trabalho e com conscientização.
Foram escolhidas mudas maiores, com cerca de um metro e meio de comprimento, para resistirem às ações do tempo, humanas e a deficiência de nutrientes do solo, prejudicado pelas recorrentes queimadas no local, essa foi a explicação dada pela bióloga Taciana Orikassa, que acompanhou a ação.
 Estamos elaborando uma legislação específica que possibilite atividades culturais, de esporte e lazer nessas áreas e as transforme em um espaço protegido pela própria comunidade”, comentou William Maksoud. “Foi um ato simbólico, mas que não deixa de ter um resultado, ver o córrego e margens sendo limpos é um grande ganho.