Catástrofes naturais atingem América do Norte

Terremotos e furacões atingem parte do México, devastam Caribe e chega a Florida nos Estados Unidos

Norton Soares

Foto: Reuters
Um terremoto atingiu o Sul do México no dia 8 de setembro, na madrugada de uma sexta feira, com uma magnitude de 8,1, considerado um tremor de grande força, deixando muita destruição e mortos por três estados do país, Chiapas, Oaxaca e Tabasco. Diversas estruturas caíram principalmente as mais antigas, algumas localizações como a Igreja de San Vicent Ferrer, que é tombada como patrimônio histórico da nação.

Países vizinhos como El Salvador e Guatemala também sentiram a terra tremer mas com forças mais fracas, os número de mexicanos mortos já chega a 96 e o prejuízo financeiro ainda não foi contabilizado, mas quem mais sofre é o povo mais pobre que perdeu tudo e aguarda ajuda, enquanto em bairros mais ricos a reconstrução já estava acontecendo, as famílias pobres não conseguem nem doação de água, sem falar na falta de segurança, desprotegidos e desabrigados essas famílias tem medo de ladrões que possam se aproveitar da situação, afirmou o senhor Ericel López de 41 anos a um jornal local.

Logo após surgiram 3 furações na região, José, Kátia e Irma, na manhã do dia 8 José atingiu a categoria 4 em uma escala que vai até 5, se tornando extremamente perigoso, deixando várias ilhas que haviam sido atingidas por Irma atentas, são elas Antígua, Barbuda, St Martin, St Barts e Anguilla, mas acabou mudando de rumo para o mar e poupa as ilhas de sofrerem para outro furacão.

Foto: NASA
De categoria 2, Kátia apesar de mais fraca atinge em cheio o leste do México na sexta, horas depois dos terremotos devastarem o sul do país. No Golfo do México, litoral do estado de Veracruz, passando de furacão para tempestade e gerando diversas inundações pela região.

O principal furacão dos três foi sem duvidas o Irma, que fez uma trajetória por diversas ilhas do Caribe até chegar no Sul dos Estados Unidos e se transformar em uma grande tempestade em direção ao centro do país.

As ilhas atingidas foram Porto Rico, República Dominicana, Haiti, Cuba, Antígua, Barbuda, St Martin, St Barts e Anguilla, chegando a ter uma devastação de 95%,  chegando no sul dos EUA na Flórida, onde apesar de ter sua força diminuída, ainda assim causa destruição e mortos, ao todo já foram confirmados quase 50 mortos por Irma, 40 no Caribe e 6 na Florida, no momento em forma de tempestade os ventos continuam a ser monitorados.


Tags