Ciclo de palestras debate as profissões do futuro e inteligência emocional para estudantes

Estudos apontam que, em cerca de 10 anos, muitas profissões deixarão de existir 

Alana Regina

O Colégio Salesiano Dom Bosco está organizando o primeiro Ciclo de Palestras “Além da Sala de Aula” em Campo Grande. O evento que será realizado amanhã, no Teatro Dom Bosco a partir das 19:00h e é voltado para pais e alunos. A solenidade ainda contará com duas palestras e um momento de debates.

A tecnologia transformou as relações humanas e já vem mudando também as relações de trabalho. Diversos estudos apontam que, em cerca de 10 anos, muitas profissões deixarão de existir e outras novas irão surgir. Se as profissões vão mudar, repensar a educação e formação desses profissionais também se faz necessário.

 O coordenador do Ensino Médio, Ludio Silva, informa que as escolas precisam preparar os jovens para as mudanças. “É preciso preparar o jovem para as constantes transformações do mundo. Novos profissionais são necessários para atender aos anseios de um mundo que se renova rapidamente e a escola não pode, simplesmente, reproduzir conhecimentos vazios de sentido e aplicabilidade”, disse. Para Silva, a escola precisa incentivar a inovação e o empreendedorismo como forma de garantir gerações criativas e inquietas com velhas fórmulas para resolver problemas novos.  

Brasileiros não estão preparados para enfrentar as mudanças

A primeira palestra, intitulada “O mundo em 2030”, será ministrada pelo empreendedor e fundador do Portal Educação, Ricardo Nantes, que afirma que grande parte da população - sobretudo brasileira - ainda não está preparada para enfrentar as mudanças que vêm por aí, que ele mesmo chama de 4ª Revolução Industrial.

“Se no Brasil as pessoas mal aceitam as reformas necessárias, possuem dificuldade em se adaptar, me preocupa o futuro dos brasileiros com a aceitação e adaptação desta nova era”, destacou Nantes.

De fato, entender e se adaptar a tantas novidades não é tarefa fácil, sobretudo para os jovens estudantes. Referente a importância da inteligência emocional em um diálogo saudável e produtivo entre escola, família e aluno, o Filósofo e Mestre em Psicologia, Gilliano Mazzetto, abordará o assunto.
         
“Entender quem são os adolescentes e jovens com os quais convivemos e qual é a gramática afetiva que os caracteriza, é fundamental para que escola e família pensem o mundo a partir dos seus horizontes, ajudando-os a entender os possíveis caminhos e possibilidades que surgem nessa fase”, declarou Mazzetto.

Tags