Projeto de proteção às pessoas autistas virou Lei em Campo Grande

Com a aplicação da lei cerca de nove mil autistas serão atendidos


Alana Regina

Elaborado pelo vereador Odilon de Oliveira (PDT), a proposta de proteção às pessoas com autismo, virou Lei em Campo Grande. Sancionada pelo Prefeito Marcos Trad (PSD), a nova lei, segundo o autor do projeto, vereador Odilon de Oliveira (PDT), “resgata o compromisso do município com as famílias que tem uma pessoa com transtorno do espectro autista”, disse.

Agora, fica instituída na Lei, a participação da comunidade na formulação de políticas públicas específicas, voltadas às pessoas com transtorno autista, e o controle social de sua implantação, acompanhamento e avaliação; a atenção integral às necessidades de saúde.

 O intuito da participação é o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e alimentação adequada; o estímulo dos portadores do transtorno no mercado de trabalho; a responsabilidade do Poder Público quanto à divulgação da informação; o incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no assunto.

Conforme o prefeito, Marquinhos Trad (PSD) “o projeto para as pessoas com transtorno do espectro autista é o reconhecimento de uma gestão comprometida com a inclusão social”, destacou.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 675 mil pessoas com deficiência em Campo Grande. Com a aplicação da lei cerca de nove mil autistas, só na Capital, serão atendidos.
Anteriormente, desse número apenas 800 recebiam algum tipo de assistência, afirma a Associação de Pais Responsáveis Organizados pelas Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro (PRODTEA). Carolina Espínola Alves Corrêa, representante da Associação, a aprovação e aplicação da Lei trarão dignidade para essas pessoas.
 “Poderemos atender melhor as pessoas e as famílias que possuem um portador do espectro autista, que hoje são descartadas ou atendidas precariamente. Estamos realmente felizes com a conquista”, disse.
Tags