Café é a segunda bebida mais consumida no mundo


Brasileiro é o segundo maior consumidor de café do planeta

Leandro Oliver
Foto: Reprodução Internet


O consumo interno de café no Brasil no ano de 2017 chegou aproximadamente a 1,07 milhão de toneladas. Com esse volume, o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo e o maior produtor do planeta.

 O café depois da água é a bebida mais consumida no mundo segundo pesquisas feitas nos EUA. Desde os anos 70 o café foi claramente penalizado devido a sua relação com a saúde. Não é segredo que o café aumenta a atenção, alerta e concentração, mas isso não é tudo. O café com açúcar adicionado pode transformá-lo em um pouco de gênio por um tempo porque a combinação de cafeína e glicose ativa certos setores do seu cérebro. No entanto, nunca tome café com o estômago vazio, pois isso irá fazer o oposto direto.

O café atua bem como uma substância anti-stress devido à liberação de dopamina e serotonina, que “desencadeiam” um bom humor. Um copo, ou mesmo o cheiro de café, pode acalmar seus nervos. Além disso, a cafeína é um dos estimuladores mais comuns do sistema nervoso central (SNC), e sua constante estimulação é o que mantém a depressão à distância. Curiosamente, apenas a cafeína contida no café tem esse efeito, em oposição à cafeína encontrada no chá, no refrigerante ou no chocolate, que não estimulam o SNC de forma efetiva.

Vários estudos científicos sobre uma das bebidas mais produzidas e consumidas do mundo já foram feitos e comprovam os efeitos benéficos do café no organismo.