Casos de depressão no Mato Grosso do Sul sobem 18%


Daniel Renostro, Tamires Santana e Thaís Schneider 

Nos últimos anos, o índice de jovens com depressão no Brasil aumentou significativamente. Só em Mato Grosso do Sul, em maio de 2017, o Estado registrou um aumento de 18% nos casos de depressão, sendo que, no mesmo ano, foi registrado ainda um aumento de 40% nos casos de suicídio consequentemente provocados pela doença, em relação ao ano anterior.

Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade, embora seja mais frequente entre mulheres e jovens. O distúrbio pode durar meses ou anos, e é classificado de acordo com sua intensidade, leve, moderada ou grave.

O diagnóstico deve ser feito por um médico especialista, numa avaliação psicológica que incluirá histórico do paciente e da sua família, bem como alguns exames, poderá dizer se o problema é realmente uma depressão. Além de poder estar ligada ao histórico de vida do paciente, a depressão muitas vezes está associada a outros transtornos psiquiátricos.

O tratamento resume-se em diversos medicamentos antidepressivos, que ajudam a regular a química cerebral, e o médico escolherá segundo o perfil do paciente. O acompanhamento psicológico, que vai descobrir as causas do problema e como ele poderá ser resolvido, é indispensável inclusive porque os remédios podem demorar um tempo para fazer efeito.
A professora do curso de psicologia da Universidade Uniderp, Juliana Cintra Marques fala melhor sobre o assunto e esclarece algumas dúvidas.