Celebre o Dia Internacional do Consumidor de forma Consciente

Data nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no país

Leandro Oliver

15 de março é comemorado o Dia dos Direitos ao consumidor e para que as datas comemorativas façam parte efetiva do nosso cotidiano é necessário conhecimento e educação. Em 1962 por iniciativa do presidente John Kennedy dos EUA, foi criado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, buscando assim uma maior proteção aos interesses de todos.

Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no país. No Brasil o código de defesa do consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, esse dia foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, mas também as empresas e lojas lembrem-se do compromisso de respeitar todas as leis que protegem seus consumidores.

Um dos maiores avanços do (CDC) é o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor em todo o mercado de consumo, seus princípios são liberdade, igualdade, boa fé objetiva, repressão eficiente de abusos, visa atender as necessidades do consumidor, respeito a sua dignidade, saúde e segurança, bem como transparência e harmonia das relações de consumo.

A importância desta legislação é o estabelecimento dos direitos dos consumidores e a fim de evitar qualquer tipo de constrangimento ou prejuízo, melhorando assim o mercado de consumo e estimulando o controle de qualidade dos produtos e serviços.
Tags