Chegada do outono merece o dobro de cuidado com a saúde


Saiba como se prevenir contra as “Doenças do outono”

Michelly Silva


O sol e as altas temperaturas darão lugar de forma gradativa à temperaturas mais amenas e aos dias mais curtos, pois hoje se inicia o outono. A chegada da nova estação traz consigo as famosas “Doenças do outono”.  O ar frio e as mudanças bruscas de temperatura fazem com que este, seja o momento ideal para a proliferação de microrganismos que causam irritações e infecções no trato respiratório.

São doenças como pneumonia, rinite, sinusite, bronquite e a famosa gripe, que ano az ano fazem milhares de vitimas. O motivo principal do aparecimento destas enfermidades é que, com as quedas das temperaturas, as pessoas tendem a procurar ambientes fechados, causando assim, aglomerações. Isso facilita a disseminação de patógenos pelo ar e por superfícies.

O Ministério da saúde recomenda o uso de medidas preventivas, tais como: Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.). 

Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.


Tags