Cozinhar na lata faz bem e é moderno


O processo elimina 100% os micro-organismos e reduz em mais de 99% os resíduos de pesticidas

Marcos Maluf

Foto: Reprodução
Quem nunca fez doce de leite colocando a lata de leite condensado dentro da panela de pressão não é mesmo? Mas você sabia que esse procedimento doméstico é muito usado na indústria? Estamos falando do processo de autoclavagem, que na indústria de enlatados permite o cozimento do produto dentro da própria lata, sim, um processo muito parecido com o nosso doce de leite na panela de pressão. O processo elimina 100% os micro-organismos e reduz em mais de 99% os resíduos de pesticidas.
E para saber um pouco mais sobre o que há de mais moderno sobre o assunto, analisamos o processo de um dos maiores frigoríficos, que é também uma das maiores fábricas de enlatados, localizado em Barretos SP.
A variação de temperatura dos processos (variam de um produto para produto) na autoclave era usado o sistema de cartas gráficas, um sistema muito antigo. Uma empresa de automação industrial foi então contratada para desenvolver um projeto que visa transferir todas as informações da carta de controle (sistema muito antigo para um Banco de Dados), e posteriormente usar este banco para gerar o gráfico de temperatura no período desejado. Este gráfico é usado pela unidade para validação do processo junto ao SIF (serviço de inspeção federal) e outros órgãos de fiscalização.
 O sistema é totalmente seguro, assim como seus relatórios gerados, que consequentemente passam a ser documentos fazendo parte do acervo de arquivos da empresa.