Estudantes dividem espaço com gatos na Uniderp


Caio Cesar Tumelero, Nany Senne e Sabrina Martins
Foto: Sabrina Menezes


Aproximadamente 30 gatos vivem aos fundos da Universidade Uniderp. Logo, eles acabam dividindo os mesmos espaços com os alunos que frequentam os blocos 4 e 5, seja para lanchar, fazer trabalhos ou simplesmente conversar. Para alguns, isso não é problema, para outros, a situação gera desconforto e medo.


Segundo Cleide Mota, atendente da lanchonete “Kantina”, a situação se tornou comum. A convivência com os felinos acaba sendo natural. É o caso de Allifen Marques, acadêmico do 5º semestre de Publicidade e Propaganda. Para ele, os animais não atrapalham em nada. Porém, ele ressalta que ouviu relatos de pessoas que acabaram maltratando os animais.
Andressa Silva, atendente de lanchonete, também disse que não se sente incomodada, mas já viu alguns acadêmicos deixarem o local por terem medo ou simplesmente por não gostar de gatos.

O que acontece dentro da universidade nada mais é que um reflexo da realidade no mundo externo. São cerca de 30 milhões de animais em situação de abandono no Brasil. A Organização Mundial da Saúde estima que entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães estão abandonados.

Para tentar reverter à situação do crescimento desordenado, o Centro de Castrações de cães e gatos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi inaugurado no último dia 19 de março, em Campo Grande. Segundo a prefeitura, a previsão é que o órgão castre pelo menos 600 felinos e 200 cães por mês.

Tudo será realizado por agendamentos, que podem ser efetuados pelo telefone. 3314-5001.