Hawking: a lâmpada do gênio se apagou


Encontrado morto na madrugada desta quarta-feira, Stephen Hawking se foi deixando um legado genial

Alexander Lucas Vieira
Foto: Reprodução Internet

Há algum tempo o mundo vem perdendo os mestres de sua era, os considerados gênios “geniais”! É complexo definir pessoas desse porte, na verdade quase impossível, porém foram eles que marcaram a história de uma maneira absurda. Stephen Hawking argumentava temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. O fabuloso físico britânico faleceu nesta madrugada (14), unindo-se à galeria dos demais “monstros” da ciência. O hall está abarrotado de mentes célebres, diga o memorável Steve Jobs (2011).

O legado dispensa comentários, e mesmo vivendo a maior parte de sua vida enclausurado por uma doença degenerativa, isso não o impediu de caminhar a passos largos na ciência e tecnologia mundial. Ao longo de seus 76 anos, o astrofísico mudou o espaço cosmo com suas teorias revolucionárias. A ciência tem e muito que agradecer ao dono dessas fantásticas descobertas engajadas de maneira didática e avançada.

Ultimamente um assunto que andava ocupando a cabeça de Hawking era a evolução da inteligência artificial. Pensava: “Se isso acontecer, sofreremos uma explosão de inteligência que resultará nas máquinas sendo mais inteligentes do que nós da mesma forma que os humanos são mais inteligentes que os caracóis”, completou. O fato de que nós, humanos, que na verdade somos meras coleções de partículas fundamentais da natureza, estarmos chegando tão perto de entender as leis que governam a nós e ao nosso universo é uma grande realização.".

Falta ele fará. Talvez muita, pois além de pensar como um gênio defensor da tecnologia, Stephen acreditava no potencial humano, e daria o seu melhor pela defesa da humanidade. Uma célebre frase para resumir isso seria: “O Universo não seria lá essas coisas se ele não fosse a casa das pessoas que amamos”.

Leitor, caso queira conhecer mais abertamente a história desse gênio, assista ao filme “A Teoria de Tudo” clicando nesse link: