Hoje é comemorado o dia do Conservacionismo


Base do conservacionismo é o amor e respeito à natureza

Leandro Oliver 
Foto: Internet

A melhor definição de Conservacionismo é: movimento político, social e científico que tem como objetivo a proteção dos recursos naturais do planeta, incluindo espécies animais e vegetais, assim como os seus habitats para o futuro. O movimento ambientalista se iniciou ao ser considerado que as transformações decorrentes do capitalismo causam impactos no meio ambiente.

Fundado por John Muir, para que a natureza tinha um valor de extrema importância, mesmo que em sua época ainda não houvesse distinção destes termos, hoje ele seria considerado um preservacionista, era deslumbrado pela natureza em geral, compartilhou todas as suas emoções em textos e livros que ao longo do tempo se tornaram um marco do movimento ecológico. John foi considerado mais radical por acreditar que a humanidade tem interferência nociva ao meio ambiente. Tais discussões só foram notadas no Brasil na década de 70, com a criação do IBAMA cerca de 20 anos depois.

O movimento conservacionista é mais consciente, busca exaltar o amor à natureza aliado ao uso racional do que ela nos proporciona de bens naturais e matéria-prima, caracterizando assim, como pensamento aplicarem um desenvolvimento sustentável com qualidade de vida e conservação de atributos essenciais para a natureza sustentável e sem excessos.