Homenagens e protestos pelo mundo mostram que luta de Marielle Franco é de interesse mundial


O assassinato da vereadora tem gerado protestos e manifestações no Brasil e em outros países, artistas e personalidades tem expressado seu apoio através das redes sociais

Lucas Oliver, Letícia Ferreira e Larissa Ramos
Foto: Rahel Patrasso

O assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista Anderson Pedro Gomes, gerou comoção em todo o Brasil, diariamente vemos e ouvimos notícias a respeito do ocorrido, Marielle que já lutava em favor dos direitos das minorias passou ainda mais a representar a esperança de um mundo com mais igualdade.




Protestos e homenagens de todas as classes inundaram as redes sociais Brasil afora, o nome de Marielle se tornou um dos mais procurados da internet e a imprensa internacional passou a divulgar todas as informações sobre o assassinato e fases da investigação. Em poucos dias, a história de Marielle passou a ser veiculada em meios de comunicação em quase todo o mundo, artistas e anônimos unidos contra o crime bárbaro que tirou a vida da vereadora.

Pelas redes sociais artistas nacionais e internacionais passaram a publicar mensagens de apoio a família, demostrando a indignação pelo fato, protestos começaram a serem organizados e milhares de pessoas foram às ruas no Brasil e no exterior.

No jornal norte-americano The Washington Post estampou nesta terça-feira (20), com destaque em edição impressa e também no website, reportagem sobre Marielle Franco, com imagens dela e dos protestos que se espalharam pelo país e pelo mundo denunciando o crime contra a parlamentar que era uma voz em defesa de minorias sociais. "Uma política negra foi morta a tiros no Rio. Agora é um símbolo global", dizia o título da reportagem.

Em Buenos Aires, um grupo de pessoas protestaram na última sexta-feira em frente à embaixada do Brasil, em Paris, pessoas se reuniram em protesto na Praça da Ópera em uma caminhada em favor da integração feminina e da solidariedade. Em Nova York, 150 pessoas se uniram em um ato de protesto contra o assassinato da vereadora em frente ao Union Square, em São Paulo, manifestantes foram para a frente do Museu de Arte de São Paulo e seguiram para a Rua da Consolação e Praça Rooselvet com cartazes e frases que diziam “Não foi assalto, foi execução” e “Ela é porque nós somos”, além das manifestações, nas redes sociais a hastag “#Mariellepresente” é uma das mais compartilhadas.
A atriz norte-americana Viola Davis se manifestou a respeito do assassinato da vereadora Marielle Franco ,nesta terça-feira, 20: "Acabo de ler sobre esta mulher corajosa, Marielle Franco, que lutou pelos direitos dos pobres nas favelas. Eu estou me levantando e lutando com você, Brasil! Viva Marielle e Anderson", escreveu a atriz.

A revolta e a indignação pelo assassinato da vereadora, na última quarta-feira, chegaram ao mundo da música pop e ao palco da Praça da Apoteose na noite deste domingo. A cantora americana Katy Perry fez uma homenagem a Marielle na música “Unconditionally”, exibindo uma foto da ativista carioca no telão. Katy também recebeu a irmã de Marielle, Anielle Franco, e sua filha, Luyara Franco, no palco, e no camarim, antes da apresentação. A música veio em um bloco do espetáculo chamado “Introspective”, de músicas mais tristes e reflexivas.

O Papa Francisco prestou suas condolências à família da vereadora Marielle Franco, morta no último dia 14. Momentos antes do ato que celebrou a missa de sétima dia da parlamentar e do motorista Anderson Gomes, o Pontífice conversou Marinette Franco, mãe da vereadora. A informação foi confirmada por Anielle Silva, irmã de Marielle.
O Vatican Insider, site especializado em notícias do Vaticano, também confirmou o telefone de Francisco
Elza Soares e Pitty foram até o estúdio do Fantástico para cantar em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros no Rio no dia 14 de março. As cantoras foram acompanhadas por músicos da mesma favela onde Marielle cresceu: o Complexo da Maré.


Tags