Tuberculose mata 4,7 mil pessoas


A doença mesmo sendo passível de cura, coloca o brasil em um ranking preocupante com o número de mortes registradas

Sabrina Martins

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ser prejudicial para os ossos, rins, laringe, coluna vertebral, meninges. É transmitida através do contato de saliva do paciente contaminado, seja por tosse, espirro, ou quando fala.


Mesmo existindo tratamento, no Brasil, cerca de 4,7 mil pessoas morrem, vítima da bactéria bacilo de Koch. A maioria delas, de classe social baixa, aidéticos, pessoas desnutridas ou em condições sanitárias precárias.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais frequentes são: Tosse seca por mais de três semanas, fadiga, falta de apetite, rouquidão, suor noturno e febre baixa geralmente no período da tarde. Porém, alguns pacientes não demonstram sintoma algum, por isso, é importante manter os exames em dia.

A Organização Mundial da Saúde, criou em 24 de março de 1982, o dia mundial de combate à tuberculose, em homenagem aos 100 anos do descobrimento do bacilo. Com o aumento de pessoas infectadas, o dia serviu também, para campanhas de prevenção e orientação sobre a bactéria.

O tratamento é longo, o menor processo é de 6 meses, podendo se estender caso o médico solicite, deve ser seguido à risca e sem interrupções. A tuberculose tem cura, basta a população se conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde. 

Com informações do Ministério da Saúde e Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) 



Tags