Hoje é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

O dia celebra a luta contra a doença que afeta aproximadamente 25% da população

Norton Soares

Foto: Internet
Quinta-feira, dia 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande promoveu diversas ações de prevenção e alerta para a população.

Na capital, as 66 unidades básicas de saúde possuem serviços ao tratamento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial durante todo o ano, através do Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes, a intensificação para lembrar as pessoas sobre a doença ocorre hoje, com atendimento durante o dia todo.

A Unidade Básica de Saúde Bonança e as UBSFS Vida Nova e Los Angeles tiveram programação especial com oficina de avaliação da pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e distribuição de folhetos informativos. Os especialistas darão dicas sobre alimentação saudável, e vão ensinar como preparar sal de ervas, substituto ao sal de cozinha tradicional. Os pacientes receberam orientações também sobre o uso adequado da medicação.

É recomendado que as pessoas procurem postos de saúde pelo menos uma vez no ano, para fazer a verificação da pressão. Segundo o Ministério da Saúde aproximadamente 32% da população sofre da doença crônica, que não possui cura, apenas tratamento para o controle. 

A hipertensão arterial pode ser hereditária, cerca de 30% das pessoas com pais hipertensos tem chance de adquiri-la, então o cuidado deve ser em dobro. Os sintomas são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar. Alguns dos cuidados para evita-la são possuir uma alimentação saudável, praticar exercícios, ponderar o uso de sal e evitar a obesidade.


 


Tags