Hemosul convoca população para doar sangue


O estoque de sangue necessário é de 240 de bolsas, mas atualmente a instituição tem apenas 26 bolsas

Matheus Azevedo

Para doar sangue a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos
Reprodução/ Internet 
O Hemosul está precisando de doadores de sangue especialmente das pessoas que tem tipo sanguíneo O-, conhecido por ser um doador universal. A temporada de férias e a queda de temperatura, acabam diminuindo o movimento das doações.

De acordo com a assessoria do hospital os feriados são dias que precisam da maior reposição de sangue, por conta do aumento no número de acidentes que ocorrem nesta época. A necessidade de sangue no estoque é de 240 de bolsas, mas atualmente a instituição tem apenas 26 bolsas estocadas.

O Hemocentro da capital abastece outros hospitais públicos e privados do estado, mas não recebe auxílio externo e por conta disso pede a colaboração da população.

O Hemosul está localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, centro da capital, e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e no sábado das 7h às 12h.

A doação de sangue

Para doar sangue a pessoa precisa apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja feita até antes dos 60 anos (menores de idade devem estar acompanhados pelo responsável), pesar no mínimo 50 kg, estar bem descansado e alimentado, além de não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação.