18 mil km de trilhas vão ligar todo país


O intuito é estimular o esporte na natureza o que contribui para a preservação ambiental

Sabrina Trentin com Correio do Estado

No percurso haverão serviços de hospedagem, camping,
 guias e alimentação, além do comércio de equipamentos
para as caminhadas. Reprodução/Mochileiros.com
Foi criado nesta sexta-feira (19) o projeto Rede Nacional de Trilhas de longo curso e conectividade. O sistema é formado por quatro grandes corredores interligando paisagens naturais no país, onde as pessoas poderão caminhar tranquilamente.

A expectativa é que em 20 anos sejam construídas rotas ao longo de unidades de conservação e ecossistemas. No total serão 18 mil quilômetros.

Atualmente 10% desse trecho já estão concluídos. Entre as trilhas prontas estão o Caminho da Serra do Mar (RJ), a Transcarioca (RJ), a Transespinhaço (MG), a Rota Darwin (RJ-PE) e o Caminho das Araucárias (RS/SC), que integram o corredor litorâneo.

Outras são o Caminho de Cora Coralina (GO) e o Caminho da Floresta Nacional de Brasília, que fazem parte do Caminhos dos Goyases; a Trilha Chico Mendes (AC); e a Transmantiqueira (RJ, MG e SP).

Os outros circuitos são o litorâneo, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS); o Caminhos Coloniais, do Rio de Janeiro a Goiás Velho (GO); o Caminhos dos Goyases, entre Goiás Velho e a Chapada dos Veadeiros (GO); e o Caminhos do Peabiru, ligando o Parque Nacional do Iguaçu (PR) ao litoral paranaense.

O sistema funcionará como uma alternativa de esporte na natureza. Os moradores poderão explorar serviços de hospedagem, camping, guias e alimentação, além do comércio de equipamentos para as caminhadas.