Dia mundial da água: nutricionista fala sobre a importância do consumo correto


Segundo recomendado por nutricionistas a quantidade de água recomendada para um adulto é de 2 a 3 litros

Nany Sene

Foto (Gracie Barra)
Nesta sexta-feira (22) é celebrado em todo o muno o Dia Mundial da Água. A data foi criada no dia 21 de fevereiro de 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e é comemorado desde então anualmente no dia 22 de março, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, uma vez que não existe vida sem água.

O corpo humano é composto em média de 50% a 75% por cento de água dependendo da idade, sendo que crianças possuem mais água em seu organismo, ela é responsável pelas funções vitais dos órgãos que dependem dela para trabalharem corretamente. A Nutricionista Priscilla Klausing relata que um ser humano adulto necessita em média de 2 a 3 litros de água diariamente.

Consumir a quantidade de água recomentada por médicos e nutricionistas traz tantos benefícios que você vai se surpreender, além de manter as funções vitais, matem a pele e os cabelos hidratados, reduzindo o aparecimento das rugas e deixando unhas e cabelos mais viçosos, reduz o inchaço e retenção de líquidos, reduz celulite, reduz apetite, ajudando no emagrecimento, previne cãibras, regula o intestino e previne cálculos renais, explica a Nutricionista Priscilla.

A nutricionista explica que se por um lado o consumo adequado trás benefícios, a falta dele pode ser muito prejudicial para a saúde e acarretar sérios problemas como “o aumento da temperatura corporal, funções intestinais e renais prejudicadas, dores no corpo, raciocínio prejudicado, fica suscetível a doenças como por exemplo pressão alta, artrites, asma, colite, diabetes tipo II, colesterol e até alguns tipos de cânceres”.

Para quem costuma esquecer de tomar água existem aplicativos que auxiliam os usuários a lembrarem de quanto falta para atingir a meta. E para os que não gostam a Priscilla dá algumas dicas “O ideal é o consumo da água filtrada pura, no entanto pode se usar a água saborizada de uma forma discreta, com gotas de limão, casca de laranja, ou outro de tipo de fruta, hortelã ou gengibre e canela caso não tenha pressão alta ou alergia”.