Trilha Sem Fim: amigos se unem para conhecer as belezas naturais de MS

Grupo de amigos organiza programação ecológica para os fins de semana

Mayara Fernandes


Foto: Gabriel Teixeira
No intuito de fugir da rotina e explorar as belezas ecológicas de Mato Grosso do Sul um grupo de amigos busca nas áreas rurais de Campo Grande e das cidades vizinhas mais contato com a natureza. “A ideia de explorar as belezas de Campo Grande e região surgiu com uma constatação que me incomodou, percebi que eu, assim como muitos, não conhecia quase nada da minha própria região” contou Gabriel Teixeira de 27 anos, que é natural de Bonito, mas se mudou para Campo Grande e se viu longe da natureza, por conta de trabalho e da vida muito agitada na cidade. 

O incomodo alinhado a não gostar da vida noturna da cidade, incentivou Gabriel a buscar meios de explorar e compartilhar o eco turismo com diversos amigos e familiares. 

Foto: Gabriel Teixeira
O grupo surgiu no ano de 2018, com o reencontro de amigos da cidade de Campo Grande, onde a maior parte da galera ainda não possuía nenhuma experiência com trilhas e procuravam um programa mais “light” na cidade. O grupo foi crescendo naturalmente conforme as pessoas indicavam amigos.

“Como o grupo de WhatsApp tem uma limitação de divulgação, eu criei recentemente nas redes sociais um canal exclusivo para divulgação das trilhas e coisas relacionadas, chamado "Trilha Sem Fim", já estou alimentando o Instagram e facebook e em breve pretendo produzir vídeos para o Youtube. E vou continuar fazendo trilhas, buscando lugares ainda pouco explorados e pouco conhecidos e ajudar a divulgar esse hobby, claro sempre com responsabilidade e consciência ambiental. Não sei ainda quais os frutos que surgirão disso, mas estou analisando as possibilidades”, completa Gabriel. 

Foto: Gabriel Teixeira
Com a rota de mais de seis trilhas no ano passado o grupo começou a crescer, com isso muitas pessoas começaram a procurar meios de fazer parte. Geralmente realizada nos domingos de manhã, as rotas e locais a serem explorados começam a ser planejadas durante a semana. “Algumas trilhas mais distantes levam um pouco mais de tempo de planejamento, como a que fizemos em Rio Negro, na cachoeira do Rio do Peixe, que fica a 150 km de Campo Grande” completa Gabriel 
Pedro Amaral, web designer, é um dos idealizadores dessa programação, conta que a meta é explorar o máximo de trilhas e cachoeiras dentro do nosso estado. Possibilitando uma maior interação entre os participantes e uma experiência diferente. 

Trilhas como Céuzinho, cachoeira do Rio do Peixe, Morro do Ernesto, trilha do Bicho Papão, Furnas do Dionísio, são locais já visitados e conhecidos. Sem fim lucrativo, disponibilizam guias e formas para passar o dia em locais paradisíacos do nosso estado. 

O Hiking/Trekking é um esporte democrático, o principal e ter à vontade, disposição e gostar de andar no mato. O melhor meio atualmente de acompanhar é nos seguir nas redes sociais que onde são postados os detalhes de todas as trilhas, o canal principal é o Instagram do Trilha Sem Fim.