Brasil está no topo do ranking mundial de desmatamento


Só no ano passado foram 1,3 milhões de florestas desmatadas

Nany Sene

Foto: Felipe Werneck/Ibama
Segundo estudo da Global Forest Watch os líderes de desmatamento mundial em 2018 foram Brasil e Indonésia, os dois foram responsáveis por 46% do desmatamento das florestas tropicais do mundo. E mesmo liderando o ranking o Brasil ainda apresentou números menores do que o ano de 2017.

O Brasil possui 85% floresta Amazônica, e segundo dados do Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 1997 quando começou os estudos do desmatamento na região, até o ano de 2013 foram desmatados uma área equivalente ao estado de São Paulo, aproximadamente 248 mil km². Estudos apontam que se o desmatamento seguir esse ritmo daqui 40 anos a floresta Amazônica pode vir a desaparecer.

O principal responsável pelo desmatamento é o grande número de empresas tanto nacionais quanto estrangeiras que são atraídas para essa região devida a rica diversidade e fartura de matéria-prima, além de incentivos fiscais concedidos pelo governo da região, o agronegócio também é responsável pelo desmatamento principalmente pela região norte que tem sido a nova fronteira agrícola.

Por apresentar uma enorme extensão territorial a fiscalização da região acaba não sendo eficaz e quando é descoberto locais desmatados, os danos já são de larga escala.

O desmatamento pode causar perda da biodiversidade, impactos no ciclo hidrológico, erosão, e principalmente impacto mundial no clima, por ser considerado o pulmão mundial.